São Paulo – A Cobli, fleet tech que desenvolve soluções para o mercado frotista com foco em tecnologia e inovação, anunciou a captação de US$ 20 milhões, o equivalente a cerca de R$ 100 milhões, por meio de nova rodada de negócios. Liderado pela IFC, International Finance Corporation, integrante do Grupo Banco Mundial, e pelo gestor de ativos Fifth Wall, com participação de Qualcomm Ventures, NXTP Venture, e GLP Capital Partners, o aporte deverá acelerar o crescimento da startup e explorar mais o potencial que a inteligência artificial e os dados atrelados a imagens podem gerar.
Fundada em 2017 por Parker Treacy e Rodrigo Mourad a Cobli se especializou no fornecimento de tecnologias de ponta para conectar grandes frotas e operações logísticas à era digital. Sensores instalados nos veículos captam informações sobre localização, trajetos, acelerações, imagens de vídeo e frenagens e enviam os dados à plataforma, o que permite ao gestor administrar consumo de combustível, manutenções preventivas e até o modo de condução dos motoristas.
O lançamento mais recente da startup foi a Cobli Cam, que combina IoT com IA e big data. O uso desta solução pode reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade da equipe e diminuir incidentes. Mourad citou que na maior empresa de telemetria nos Estados Unidos 63% da receita gerada por esta tecnologia já vem das câmaras: “No Brasil este número ainda é perto de zero. A Cobli acredita que a videotelemetria é a fronteira final dos sensores, pois dão visibilidade completa e dão retorno superior para as frotas”.
Com o novo investimento o executivo afirmou que continuará o processo de inovações baseadas em vídeo, integrando o veículo com toda a operação para levar os clientes à vanguarda de tecnologia e de resultados: “Queremos expandir funcionalidades como o reconhecimento facial e até mesmo tornar viáveis inovações disruptivas como o reconhecimento de acidentes”.
O objetivo da Cobli é crescer cinco vezes nos próximos três anos.