São Paulo – A ZF encerrou o primeiro semestre com alta de 10% em suas vendas, que totalizaram € 23,3 bilhões, com relação a igual período do ano passado, quando o faturamento chegou a € 21,2 bilhões. O EBIT ajustado de € 941 milhões ficou acima do obtido nos primeiros seis meses de 2022, de € 851 milhões. A margem ajustada, entretanto, foi mantida em 4%.
Frente aos resultados registrados em meio a ambiente econômico turbulento, como alta global da inflação, consequências da guerra em curso na Ucrânia e incertezas em torno do desenvolvimento dos mercados mundiais, a ZF reforça a necessidade de industrializar futuros produtos estratégicos e trazê-los para o negócio operacional a fim de que eles forneçam um valor correspondente aos lucros da empresa.
Com essa perspectiva a ZF mantém sua expectativa de faturar € 45 bilhões e obter margem EBIT ajustada de 4,7% a 5,2%, mesmo com a aparente queda da demanda global por carros de passeio. A companhia espera alcançar fluxo de caixa livre de € 1 bilhão a € 1,5 bilhão – no primeiro semestre o valor ajustado ficou em menos € 525 milhões, e foi de menos € 630 milhões no mesmo período do ano passado. Segundo a empresa o acúmulo de estoques devido ao crescimento orgânico afeta negativamente o fluxo de caixa.