AutoData - Preço do carro brasileiro não vai diminuir, diz Jato Dynamics
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19/12/2014

Preço do carro brasileiro não vai diminuir, diz Jato Dynamics

Por Michele Loureiro

- 19/12/2014

A consultoria especializada em mercado automotivo Jato Dynamics acredita que o preço dos veículos brasileiros não apresenta tendência de queda. Segundo Gerardo San Román, presidente da Jato do Brasil, a sequência de incentivos do governo federal acaba influenciando a precificação dos produtos nacionais muito mais que os custos fixos. “A indústria está acostumada com IPI reduzido e sempre que o benefício termina volta a subir seus preços. Essa é a dinâmica”.

Apesar do aumento da concorrência no mercado nacional San Román não acredita que esse fator é suficiente para favorecer financeiramente os consumidores, ao contrário do que se vê no mercado chinês. “Lá eles tem o mercado mais competitivo do mundo e o preço baixo é essencial para vender veículos. Por isso a tendência é de queda nos valores, a não ser no segmento premium que caminha na contramão e registra alta”.

Movimento similar de redução de preços acontece na Europa, onde o mercado já está consolidado e os valores mais baixos são essenciais para o convencimento dos consumidores. “No Brasil ainda há muita demanda e não há previsão para que as montadoras reduzam suas margens de lucro”.

Ajudar na precificação de veículos é um dos principais trabalhos da consultoria, com 600 profissionais e sede na Inglaterra, e os Brics despertaram interesse especial na empresa. Segundo Mark Imrie, diretor global de operações da Jato Dynamics, a força dos países emergentes – Brasil, Rússia, Índia e China – é nítida. “Os Brics representavam cerca de 30% do faturamento das montadoras em 2007 e esse porcentual dobrou para 60% em 2012”.

Por isso o Brasil ganhou destaque e a operação local da Jato saltou de seis para vinte profissionais nos últimos três anos. Cerca de R$ 12 milhões foram investidos para aumentar a lista de clientes no País, que atualmente chega a dez montadoras.

“O Brasil é um mercado promissor e, apesar de prevermos estabilidade nas vendas em 2015, sabemos que logo voltará a crescer”.

Além de ampliar seu trabalho junto às montadoras a consultoria vai aumentar sua área de atuação para bancos, seguradoras e concessionárias. Para isso desenvolveu novos produtos que serão comercializados em breve. O primeiro deles trata-se de uma plataforma que consegue mensurar o verdadeiro custo do carro e inclui tópicos que vão além do financiamento, como depreciação, valor do seguro, gasto com combustível, impostos, dentre outros. A ideia é comercializar esse produtos para bancos, o que pode contribuir para reduzir a inadimplência. “Quando o cliente consegue visualizar seus gastos fica mais fácil saber se poderá arcar com eles. A plataforma relaciona os dados de centenas de veículos e oferece opções que podem ser mais vantajosas aos consumidores”.

Outra plataforma desenvolvida pela empresa tem as concessionárias como público-alvo. Uma ferramenta chamada e-Guide será adaptada em tablets e trará informações sobre inúmeros modelos. São dados sobre preço, emissão de CO2, consumo de combustível e capacidade do porta-malas, que podem ser consultados simultaneamente para que o cliente opte pelo melhor veículo de acordo com seu perfil. “Temos cerca de 200 informações sobre cada veículo e queremos encontrar formas de compartilhar isso com o público e aumentar nossa cartela de clientes no Brasil”.


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