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19/12/2014

Scania apresenta primeiro ônibus movido a biometano

Por Viviane Biondo

- 19/12/2014

Testes com chassis de ônibus movidos a biometano e GNV serão algumas das principais iniciativas da Scania no País ao longo de 2015.

A fabricante deu a largada em seu projeto terça-feira, 18, ao apresentar localmente seu primeiro ônibus movido a biometano, quando assinou junto de representantes da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, PR, um termo de cooperação para estimular o biometano como combustível veicular.

Sílvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus urbanos da Scania, afirma que o veículo já rodou três mil quilômetros em ensaios realizados em Foz do Iguaçu e, anteriormente, no México e na Colômbia.

Até 24 de novembro o ônibus atuará no transporte de funcionários da Itaipu. O biometano que o abastece é obtido a partir de dejetos de aves da Granja Haacke, próxima a Itaipu, onde o gás é filtrado e envasado.

Depois, o ônibus seguirá em viagem pelo Brasil. “Rumará para Montenegro, RS, onde transportará funcionários da Braskem, em seguida passará vinte dias em Porto Alegre e viajará a São Paulo. A ideia é que ele passe em todos os municípios que se interessem pela tecnologia.”

Munhoz antecipa que o ônibus atualmente em testes foi totalmente produzido na Suécia – inclusive com carroceria europeia. Mas até o fim do ano outro chassi fabricado na matriz desembarcará aqui, receberá carroceria brasileira e assumirá o posto de ônibus oficial movido a biometano e GNV de testes ao longo do próximo ano.

“Trabalhamos no avanço dos ônibus urbanos e uma das principais ferramentas será a apresentação de tecnologias sustentáveis, realidade em diversas cidades de todo o mundo. Trata-se da evolução do combustível urbano.”

Outros parceiros da Scania, além da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, são a Granja Haacke e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás/CIBiogás-ER.

Obtido por meio de processos relacionados ao biogás, o combustível utilizado no chassi permite baixíssimas emissões, tornando o ônibus compatível às normas Euro 6, ainda sem data de vigência no Brasil. Seu motor pode, ainda, rodar movido a GNV, gás natural veicular.

Com 15 metros de comprimento, o veículo tem capacidade para 120 passageiros e dois eixos articulados.


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