AutoData - VW do Brasil terá novo presidente a partir de 1º. de janeiro
news
05/01/2015

VW do Brasil terá novo presidente a partir de 1º. de janeiro

Por Redação AutoData

- 05/01/2015

Thomas Schmall deixará o cargo de presidente e CEO da Volkwagen do Brasil no fim do ano. O anúncio foi feito pela montadora, em comunicado, na manhã da segunda-feira, 24.

Em 1º. de janeiro de 2015 o executivo será sucedido por David Powels, de 52 anos, atual Diretor Geral da Volkswagen da África do Sul. Ele já atuou na unidade brasileira por cinco anos, de 2002 a 2007, como Vice-Presidente de Finanças e Estratégia Corporativa.

Schmall retorna à matriz, na Alemanha, como membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen, responsável por Componentes. Ele sucede Werner Neubauer, que aposenta mas continuará atuando no Grupo a título consultivo.

Ele foi presidente da VWB por sete anos, de 2007 até agora. Seu sucessor, David Powels, ocupa a direção da VW África do Sul pelo mesmo período. Ele obteve qualificação profissional do British Institute of Cost and Management Accountants, e entrou na VW, naquele mesmo país, em 1989 como responsável pela contabilidade de impostos na divisão de finanças. Depois de assumir responsabilidades em finanças do Grupo e controladoria de finanças na Audi na Alemanha, tornou-se Diretor Financeiro da Volkswagen da África do Sul, em 1998.

Powels já ocupou a presidência da Naamsa, National Association of Automobile Manufacturers of South Africa, associação local equivalente à brasileira Anfavea.

Seu substituto na unidade da África do Sul será Thomas Schäfer, atual responsável pela Produção do Grupo Volkswagen no Exterior, em Wolfsburg.