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12/01/2015

Jac Motors: renovação ao Inovar-Auto ficou para 2015.

Por André Barros

- 12/01/2015

Ficou apenas para o ano que vem a publicação da renovação da habilitação da Jac Motors ao Inovar-Auto como futura fabricante. Segundo Sergio Habib, presidente do Grupo SHC – o representante da marca chinesa no mercado brasileiro – “burocracias impediram a publicação, que dificilmente ocorrerá até o fim de dezembro”.

Na abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro, o empresário garantira que a renovação seria liberada pelo MDIC e publicada no Diário Oficial da União no máximo até a primeira semana de novembro.

Habib assegura que a demora não está prejudicando os negócios da Jac Motors, que, de acordo com suas projeções, fechará o ano com dez mil unidades comercializadas. “Estamos usando a cota do Inovar-Auto como importadora [de 4,8 mil unidades/ano] para importar alguns modelos, como J5, J6 e T8. Para os demais da linha temos a cota da fábrica” – esta, entretanto, vigorou apenas até maio, data limite da primeira habilitação, e que equivale à metade da capacidade produtiva da nova unidade para os modelos de mesma plataforma que serão produzidos ali, J2 e J3.

Enquanto a fábrica de Camaçari, BA, não sair do papel, os negócios da Jac Motors seguirão estacionados. Ainda assim no fim de semana passado concessionária foi inaugurada por Habib, após um ano sem novas lojas: localizada na Avenida Brás Leme, na Zona Norte de São Paulo, a revenda é a sexta na Capital paulista e deverá elevar em 20% as vendas dentro do maior mercado do País.

A rede Jac Motors, assim, agora conta com 50 postos de venda e só voltará a crescer quando a produção nacional começar.

Os modelos já estão decididos: o primeiro será o sucessor do J3, a princípio apenas na versão hatch e com opção de motor 1 litro com três cilindros, inédito na gama. Depois virá um utilitário esportivo compacto, de dimensões inferiores ao T5 – mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo –, que terá também transmissão automática.

Mas, quando produzir localmente a Jac Motors abandonará a filosofia do carro completo de série: o executivo revelou que colocará no mercado versões menos equipadas, especialmente para frotistas e pequenos empresários.

Para 2015, ainda sem produção local, Habib projeta vender novamente dez mil unidades, com a diferença de que o faturamento será maior. “Vamos elevar nosso tíquete médio de R$ 43 mil para R$ 56 mil com os lançamentos, como os utilitários esportivos T5 e T6. Nossa receita crescerá 30% com o mesmo volume de veículos comercializados.”

Os dois utilitários esportivos chegarão no começo do ano que vem. Antes deles as concessionárias recebem a versão JetFlex do J2: o motor bicombustível 1,4 litro 16V deu ao subcompacto 113 cv quando abastecido com etanol e 110 cv com gasolina – neste caso dois cv a mais do que a versão anterior. Como todos os modelos flex da marca, o J2 dispensa tanquinho de partida a frio. Por R$ 36 mil, com ar-condicionado, direção elétrica, CD Player MP3 com USB e sensor de estacionamento.

Mercado – No mercado total de veículos no País o executivo, que também é concessionário Citroën, VW e Jaguar Land Rover, projeta para o ano que vem vendas muito similares às de 2014. Habib prevê que este ano encerre em queda de 6% a 8% ante 2013, a depender do desempenho das vendas em dezembro – o mês começou bem, garantiu o empresário, dada manutenção da média diária próxima das 15 mil unidades.

“Dezembro e janeiro deverão registrar volumes muito fortes de venda devido ao movimento gerado pelo fim do desconto do IPI, previsto para 1º. de janeiro. Mas 2015 não deverá ser muito pior nem muito melhor do que 2014: acredito em variação máxima de 2%, para cima ou para baixo, o que significa estabilidade.”