AutoData - Mercedes-Benz: nacionalização do Actros supera 60%.
news
12/01/2015

Mercedes-Benz: nacionalização do Actros supera 60%.

Por Michele Loureiro

- 12/01/2015

O modelo extrapesado Actros, da Mercedes-Benz, poderá ser 100% financiado pelo BNDES Finame a partir de janeiro de 2015. Agora com índice de nacionalização superior a 60%, o caminhão passa a alcançar as exigências desta linha de financiamento do banco estatal de fomento.

Segundo Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, o fato deverá alavancar as vendas do modelo, mas o executivo acredita que a falta de definições quanto às condições do Finame PSI no ano que vem pode atrapalhar desempenho mais favorável. “Já estamos nos aproximando do fim do ano e ainda não sabemos qual a nova taxa [de juros do programa]. Fica mais difícil fazer nossa programação, mas acreditamos no trabalho da nova equipe econômica e torcemos para que as definições sejam breves.”

Em janeiro deste ano o índice de conteúdo nacional do Actros era de 40% e, assim, o modelo podia ser financiado em no máximo 80% pelo Finame. O salto da nacionalização veio com produção local do sistema da direção hidráulica e do motor, cujo bloco é usinado pela Tupy.

Segundo a Mercedes-Benz cerca de sessenta fornecedores e seiscentos profissionais, sendo cem da Alemanha, trabalharam no processo de aumento de nacionalização do modelo.

O Actros respondeu por cerca de setecentas unidades comercializadas em 2013 e neste ano acumula 620 de janeiro a novembro, de acordo com números da montadora.

Atualmente o modelo sai da linha de montagem da unidade M-B de Juiz de Fora, MG, mas sua produção, já em próxima geração, deverá ser transferida para São Bernardo do Campo, SP, a partir de 2018. O Accelo, atualmente mineiro, será fabricado na unidade do ABCD a partir de 2016, deixando à unidade juiz-forense a missão de pintar e montar as cabines de todos os caminhões da marca, iniciativa confirmada pela companhia em outubro.