AutoData - Quatro modelos brigam pela liderança de vendas em abril
news
28/05/2015

Quatro modelos brigam pela liderança de vendas em abril

Por Marcos Rozen

- 28/05/2015

A disputa pela liderança de vendas por modelo em abril no mercado brasileiro está acirradíssima: nada menos do que quatro modelos disputam diretamente a ponta do ranking – e somente cerca de duzentas unidades separam o primeiro do quarto colocado até a segunda-feira, 27, restando três dias úteis até o fechamento definitivo do mês, da terça, 28, à quinta, 30.

O Hyundai HB20 ainda é o ponteiro no período, repetindo o resultado da primeira quinzena. O hatch da montadora de origem sul-coreana registra, até o dia 27, 7,3 mil emplacamentos de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData.

Mas o modelo vê rivais diretos muito próximos: os Fiat Palio e Strada somam, no mesmo período, 7,1 mil emplacamentos cada, idêntico resultado do Chevrolet Onix. Assim, qualquer um deles pode encerrar o mês à frente – o que para os modelos da Hyundai e da GM representaria um feito inédito.

Ao término da primeira metade do mês o HB20 acumulava quatrocentas unidades de vantagem para o Onix e quinhentas para o Palio e a Strada.

Bem distante da disputa está o VW Gol, que aos poucos se recupera no ranking dos mais vendidos, em quinto com 6,2 mil. Completam os dez primeiros o Uno, com 6,1 mil, Ka, 5,9 mil, Corolla, 4,8 mil, Prisma, 4,7 mil, e Sandero, também com 4,7 mil.

Mais uma vez destaque para o Honda HR-V, que no primeiro mês cheio de comercialização já soma 4 mil emplacamentos no período, o que lhe confere a 13ª. posição no geral. Além de registrar número bem acima dos concorrentes diretos – ainda que seja muito cedo para análise mais aprofundada de seu desempenho comercial –, seu volume é superior ao de modelos bem mais baratos, como Fiat Siena, 3,9 mil, Hyundai HB20S e VW Voyage, 3,7 mil, e VW Up!, 3,2 mil. O SUV compacto será certamente o Honda mais vendido de abril, pois o Fit, modelo da marca mais próximo na tabela, registra até a última segunda-feira 2,8 mil emplacamentos.