O cliente tem sempre a razão. O mantra amplamente divulgado por estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e fabricantes de produtos foi levado à risca pela área de engenharia da Scania ao desenvolver a nova configuração de rodas 8×2 para seu caminhão rodoviário R 440, que chega ao mercado nas próximas semanas.
O modelo vem suprir uma necessidade criada pela Portaria 63 do Contran, publicada em 2009, que mexeu com as homologações para composições de transporte de cargas em estradas. À época Valdecir Adamucho, sócio proprietário do Grupo G 10, transportador rodoviário com sede em Maringá, PR, identificou que para transportar combinações com PBTC, peso bruto total combinado, igual ou superior a 57 toneladas, precisaria de um cavalo mecânico de tração dupla, do tipo 6×4, e uma carreta bitrem.
“Essa decisão reduzia a nossa capacidade de transporte e aumentava o custo da operação”, explicou Adamucho. Havia ainda outros inconvenientes: “Em feriados prolongados há restrição de circulação de caminhões com bitrens em algumas rodovias”.
Por iniciativa própria o transportador buscou oficinas independentes para resolver a equação: ao adicionar um quarto eixo no cavalo mecânico, elevava a capacidade de transporte de carga sem ficar fora da lei. Fez isso em dois caminhões e assim testou durante um ano, com resultados positivos. Depois, ampliou para outros modelos da frota – agora são duzentos caminhões 8×2 – adaptados e passou a ideia para outras transportadoras.
“Atualmente existem mais de 1 mil caminhões circulando com a configuração 8×2. Alguns com soluções diferentes da que encontramos.”
Paralelamente a Scania desenvolvia seu próprio cavalo mecânico 8×2 original de fábrica. Ao saber da solução da G 10, o gerente de desenvolvimento de novos negócios, Celso Mendonça, mandou sua equipe de engenharia para o pátio da empresa para analisar a solução encontrada. “Ao todo 25 engenheiros trabalharam por mais de 9 mil horas para chegar a esse caminhão, agora oferecido de fábrica com garantia inclusive no quarto eixo “.
Com capacidade para 54,5t de PBTC, sendo 37t de carga líquida, o caminhão se encaixa na faixa que começa na chamada vanderleia, a tração 6×2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53t PBTC, e vai até o bitrem, sete eixos, tração 6×4 com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57t.
Segundo Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões, o R 440 8×2 tem preço 5% superior ao equivalente 6×4, porém 5% inferior quando somado todo o conjunto – cavalo mecânico + carreta. Oferece também redução de consumo de combustível, gasto dos pneus, pode rodar em feriados nas rodovias e garante maior eficiência na operação.
“Já estamos negociando algumas unidades com outros clientes, mas é complicado fazer uma projeção de vendas no atual cenário de mercado. Acredito que vai roubar um pouco dos clientes que comprariam a vanderleia [composição de eixos espaçados] e o bitrem.”
A composição pode ser usada para transporte de grãos, pallets, sólidos, cimento, dentre outras aplicações. O R 440 foi o primeiro a receber a configuração, com opção de cabines R, R Highline e Streamline, mas em breve será expandido para outros modelos da marca.
Sai de fábrica com motor 13 litros que gera 440 cavalos e traz de série a caixa de transmissão automatizada OptiCruise, ar-condicionado digital e a tecnologia Scania Driver Support, que auxilia o motorista a conduzir melhor o veículo. Tem 3,9m de espaç entre eixos e dois tanques de combustível de 330 litros. Para suportar o aumento da carga transportada, a quinta roda usada é a mesma dos rodoviários 6×4, com capacidade para 24t.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias