AutoData - Fazenda: aumento na taxa de importação do aço pode gerar guerra comercial.
news
12/03/2018

Fazenda: aumento na taxa de importação do aço pode gerar guerra comercial.

Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

O secretário executivo do Ministério da Fazenda disse na sexta-feira, 9, em Brasília, DF, que o governo vê com preocupação a decisão dos Estados Unidos de criar barreira à importação do aço brasileiro. No dia anterior o presidente dos Estados Unidos oficializou o aumento das tarifas de importação: 25% para o aço e 10% para o alumínio.

 

“É uma preocupação grande por estar criando uma barreira comercial. Aliás, um país que está em pleno emprego e defendendo um setor com excesso de capacidade. Essa política é questionável mas não cabe à gente questionar a política de outros governos.”

 

O secretário acrescentou que a medida estadunidense pode desencadear uma reação protecionista de outros países: “O efeito prático disso é que pode desencadear uma guerra comercial na reação de outros países. Isso vai na contramão do livre comércio e do aumento do fluxo de mercadorias, serviços e capitais, que é o que a gente defende e entende que seja o caminho para o desenvolvimento”.

 

Ele disse que devido à importância do assunto a reação não deve ser isolada, de apenas um país.

 

32% do aço exportado pela indústria nacional têm como destino o mercado estadunidense, fazendo do Brasil o segundo maior exportador do produto para lá, atrás apenas do Canadá. Apenas em 2017 4,7 milhões de toneladas do aço brasileiro foram embarcadas para os Estados Unidos, representando um faturamento de US$ 2,6 bilhões.