AutoData - TJLP cai de 6,75% para 6,6% ao ano
news
29/03/2018

TJLP cai de 6,75% para 6,6% ao ano

Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A TJLP, Taxa de Juros de Longo Prazo, para o segundo trimestre de 2018 será de 6,6% ao ano, informou na quinta-feira, 29, em Brasília, DF, o Banco Central, conforme divulgado pela Agência Brasil. A taxa atual é 6,75% ao ano. A partir de agora seu cálculo passa a ser automático e divulgado trimestralmente. Essa decisão do CMN, Conselho Monetário Nacional, foi publicada na edição da segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União.

 

A TJLP, por determinação legal, não pode mais ser utilizada em novos contratos de financiamento, valendo apenas para as operações já contratadas. Para substitui-la foi criada no ano passado a TLP, Taxa de Longo Prazo. A ideia é que a nova taxa fique mais próxima dos juros praticados pelo mercado financeiro, resultando em pagamento de menos subsídios por parte do governo federal. A nova taxa entrou em vigor em janeiro.

 

A resolução do CMN tem o objetivo de automatizar o cálculo da taxa TJLP com base na meta de inflação e um prêmio de risco. Anteriormente a TJLP era definida trimestralmente pelo CMN.

 

A meta de inflação será calculada tendo como referência os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa. Já o prêmio de risco será calculado a partir da média de seis meses da taxa de rendimento das NTN, Notas do Tesouro Nacional, Série B, NTN-B, para o prazo de três anos.