AutoData - Dunlop acredita na retomada e quer ganhar mercado
Mercado
29/11/2017

Dunlop acredita na retomada e quer ganhar mercado

Imagem ilustrativa da notícia: Dunlop acredita na retomada e quer ganhar mercado
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

A fabricante de pneus Dunlop, que faz parte do grupo Sumitomo, voltou ao mercado nacional em 2012 e já acredita na retomada da indústria automotiva a partir do ano que vem, com expectativa de que o mercado de pneus leves cresça de 1% a 2% no segmento de reposição — mas pretende crescer 4%, assim como no mercado original. No caso do segmento de pneus para caminhões e ônibus a expectativa é de crescimento de 4% e de 20% especificamente para a empresa. A participação de mercado da Dunlop, hoje, é de 13% na reposição e de 5% no fornecimento original.

 

Mesmo com essas boas perspectivas para o setor de pneus no ano que vem Rodrigo Alonso, gerente sênior de vendas e marketing, é cauteloso ao falar do País no seu figurino 2018: “O Brasil acreditou em um aumento do PIB nos últimos dois anos e isso não ocorreu. Optamos, então, por uma posição mais conservadora, pois é melhor que a empresa seja surpreendida do que frustrada por resultados não atingidos. Nossa expectativa para o PIB é de 1%”.

 

Outro fator que leva a empresa a ter posição cautelosa para o ano que vem é o processo eleitoral: “Ano de eleição, Ninguém sabe o que vai acontecer em ano de eleição: tanto pode trazer problemas que não esperamos como pode ser um período tranquilo”.

 

Em 2017, aqui, a Dunlop pretende vender 75% dos seus pneus no segmento de reposição, 20% no original e 5% devem ser exportados. O volume total chegará a 5,3 milhões de unidades, com 4 milhões destinadas ao mercado de reposição,1 milhão para o original e 300 mil unidades para caminhões e ônibus, também destinados a reposição. Vale ressaltar que 90% desse volume é produzido em Curitiba, PR, e 10% importados.

 

No mercado original, do qual a empresa começou a participar no ano passado fornecendo para Fiat, Toyota e Volkswagen, a expectativa é crescer no ano que vem: “Nossa ideia é entrar em outras fabricantes e fornecer pneus para modelos que surgirão no mercado. Também estamos olhando para o segmento de SUVs”.

 

Desde a sua volta ao Brasil a Dunlop fez dois grandes investimentos: o primeiro em 2012, de R$ 750 milhões, para a construção de sua fábrica, e o segundo, de R$ 487 milhões, no ano passado, para a expansão da unidade, que conseguirá entregar 18 mil pneus leves por dia, e para a construção de planta nova, na mesma área de Curitiba, que produzirá quinhentos pneus de carga por dia a partir de 2019.

 

Atualmente a fábrica de pneus leves tem capacidade para produzir 15 mil pneus por dia, com 1,8 mil funcionários. A nova unidade provocará a abertura de 240 novos postos de trabalho para começar a operar.

 

Revendas em crescimento

 

A Dunlop tem 186 pontos de vendas e espera encerrar o ano com 190. Para 2018 a expectativa é abrir mais 26 lojas e seguir nesse ritmo até 2022, inaugurando de 25 a trinta novos pontos por ano.

 

Foto: Divulgação.