Toyota desenvolve fornecedores para TNGA

Imagem ilustrativa da notícia: Toyota desenvolve fornecedores para TNGA
CompartilheMontadora
22/04/2019

São Paulo – A Toyota trabalha no desenvolvimento da cadeia de fornecedores para sua nova plataforma global, a TNGA, sobre a qual produzirá para o mercado sul-americano a nova geração do Corolla -- incluindo o modelo híbrido flex. De acordo com Rafael Chang, seu presidente, no momento a companhia trata do assunto com cerca de quinze fabricantes de componentes instaladas no País. O executivo, no entanto, se esquivou a respeito dos tipos de peças produzidas por estas empresas.

 

Chang disse, ainda, durante o Encontro da Indústria de Autopeças, realizado pelo Sindipeças na segunda-feira, 22, em São Paulo, que serão ao menos quatro as configurações de powertrain do modelo destinado ao Brasil e mercados vizinhos: Corolla híbrido-flex, híbrido a gasolina, gasolina e apenas flex. Os flex estão destinados ao mercado brasileiro, no qual a tecnologia já é amplamente utilizada. As demais, segundo o presidente, estarão presentes nos veículos produzidos para exportação -- Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai são mercados que receberão o modelo.

 

O presidente da Toyota busca, também, nacionalizar alguns componentes da tecnologia híbrida, embora reconheça que no começo seja mais complicado pela falta de escala. Com a diversificação da matriz do Corolla, que é fabricado em Indaiatuba, SP, a montadora pretende popularizar tecnologias baseadas na aplicação de energia elétrica.

 

A movimentação é parte de planejamento global tanto que, no Japão, a empresa tornou de domínio público 24 mil patentes de um modelo seu de motor elétrico: ou seja, qualquer fabricante poderá ter acesso ao conjunto e, a partir daí, desenvolver componentes específicos para ele.

 

Foto: Divulgação.