Em destaque

CES, o Salão do automóvel da tecnologia

Las Vegas, Nevada – As tradicionais fabricantes de veículos também atacam o mundo da tecnologia com soluções que prometem transformar a mobilidade nos próximos anos. Quase todas as expositoras da CES, Consumer Eletronic Show, em Las Vegas, como Ford, Toyota, Honda, Audi, Nissan, FCA e Mercedes-Benz, apostam principalmente em veículos elétricos e em novas soluções embarcadas nesses produtos.

 

Las Vegas, Nevada – As tradicionais fabricantes de veículos também atacam o mundo da tecnologia com soluções que prometem transformar a mobilidade nos próximos anos. Quase todas as expositoras da CES, Consumer Eletronic Show, em Las Vegas, como Ford, Toyota, Honda, Audi, Nissan, FCA e Mercedes-Benz, apostam principalmente em veículos elétricos e em novas soluções embarcadas nesses produtos.

 

Mas talvez a novidade de maior impacto esteja no estande da Hyundai, que em parceria com a Uber mostrou o protótipo do seu, digamos, carro voador. O nome dele é PAV, sigla em inglês para Veículo Aéreo Pessoal, modelo S-A1. Com capacidade para cinco pessoas deve entrar em operação em 2023 primeiramente em Dallas, Los Angeles e em cidades da costa Leste dos Estados Unidos, segundo a fabricante e a parceira da área de mobilidade.

 

Este será o primeiro veículo elétrico – ele usará diversos pequenos motores para reduzir o ruído – com autonomia para voar 100 quilômetros sem utilizar as congestionadas vias destas cidades. Espera-se uma grande mudança na mobilidade com o lançamento do S-A1 e todo o conceito de mobilidade que está sendo criado para levar as pessoas até a estação de onde devem partir esses veículos.

 

Outra mudança que atraiu bastante a atenção foi o Mustang Mach-E, crossover 100% elétrico que carrega o status do ícone de esportividade da Ford. Realmente é difícil acreditar até para o estadunidense mais ligado a novos conceitos que chegaria o dia em que o muscle car mais famoso do mundo poderia se transformar no Mach-E exibido na CES. Mas é verdade: um esportivo 100% elétrico com 342 KW de potência, o equivalente a 460 cv, e com muita tecnologia que pretende conquistar o consumidor primeiramente nos Estados Unidos e Europa. As vendas começam até o fim do ano e no mercado local custará de US$ 45 mil a US$ 60 mil.

 

[IMGADD]

 

Dentre tantas novidades, como um sistema Sync mais poderoso, capaz de superar as expectativas e as necessidades do usuário dentro do veículo, segundo a Ford, o Mach-E poderá ser equipado em breve com uma nova tecnologia de condução autônoma. Aliás a Ford está trabalhando em diversas frentes para contribuir com a mobilidade do futuro e também gerar receita com essas soluções, como o monitoramento das ruas de uma cidade – um tema que será abordado com mais profundidade em outro momento.

 

A Mercedes-Benz apresentou o protótipo de um veículo com visual impressionante, o Vision AVTR. A fabricante pretende revolucionar a próxima geração com uma tecnologia de bateria desenvolvida a partir do grafeno e completamente livre de materiais raros e metais. Essa bateria pode ser 100% reciclada, tornando talvez pela primeira vez esse componente-chave dos veículos elétricos totalmente independente de qualquer fonte de origem fóssil.

 

A companhia se orgulhou ao dizer na CES que, com essa solução, está dando grande relevância para a economia circular no futuro da utilização de materiais para a produção automotiva. De fato é a primeira vez que se escuta uma fabricante de automóveis assumir com tanta veemência o conceito de economia circular, tabu histórico na indústria.

 

A Audi, a FCA, a Toyota, a Honda e a Nissan, dentre outras, também mostraram na CES que estão voltando seus planejamentos para soluções mais condizentes com os desafios que o planeta está enfrentando, como o aquecimento global causado pela ação humana. Cada uma à sua maneira, respeitando seus planos, conduzirão os negócios e os produtos para um conceito mais limpo de emissões e para a utilização de materiais e tecnologias mais inteligentes e menos agressivos ao meio ambiente. Essa é uma tendência forte na CES e nada melhor que mostrar tudo isso para um público ligado no futuro e, portanto, preocupado com o que vai consumir daqui em diante.

 

Fotos: Leandro Alves, Jorge Moraes

renault

Notícias relacionadas

renault
renault

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

renault