São Paulo — As empresas produtoras de pneus no Brasil, representadas pela Anip, viram suas vendas recuarem em todos os segmentos, gerando queda média de 12,9% em 2020. O resultado de dezembro foi 9,5% melhor do que o de mesmo mês do ano anterior.
No total foram vendidos 51 milhões 486 mil unidades de pneus, contra 59 milhões 786 mil no ano anterior.
A queda anual, por segmentos, foi a seguinte: para veículos de passeio, 19,2%, para veículos comerciais leves, 13%, para veículos de carga, 1,8%, e para motocicletas 1,2%.
A balança comercial do segmento de pneus fechou 1,3% favorável, resultado de exportações de US $ 1 bilhão 161 milhões e importações de US$ 944 milhões 612 mil. Em unidades, contudo, o saldo indicou a vendas de 9,6 milhões de unidades a menos do que no ano anterior.
De acordo com Klaus Curt Müller, seu presidente executivo, “em ano totalmente único (…) a indústria de pneumáticos no Brasil respondeu prontamente às necessidades de todos os mercados, inclusive com crescimento no fornecimento do equipamento original”.
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