São Paulo – A General Motors confirmou o retorno da produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus em Gravataí, RS, na segunda-feira, 16. A fábrica, parada desde o começo de março por causa da crise dos semicondutores, voltará em um turno, a princípio. Seu retorno foi adiado por duas vezes e a parada derrubou as vendas da Chevrolet no mercado brasileiro.
Os dois modelos, segundo a GM, utilizam cerca de 1 mil semicondutores e sistemas integrados espalhados por vinte módulos. Este volume chega a ser o dobro de alguns de seus principais concorrentes, mais um fator que dificultou a retomada, pelo fato de os modelos demandarem mais itens.
O Onix, líder de mercado há cinco anos, chegou a liderar as vendas no começo do ano, mas perdeu espaço por causa da paralisação e a baixa nos estoques. Mesmo assim o modelo ainda é o quinto carro mais vendido do País, 42,9 mil unidades, enquanto o Onix Plus é o décimo-primeiro, com 29,6 mil emplacamentos.
A montadora também confirmou o retorno da operação em São Caetano do Sul, SP, para o próximo dia 26. As linhas estão paradas desde 21 de junho, e deveriam ficar assim por seis semanas, com a retomada prevista para 2 de agosto. Também pela falta de semicondutores nos estoques este retorno precisou ser adiado. Na unidade são produzidos os modelos Joy, Joy Plus, Spin e Tracker.
A unidade de São José dos Campos, SP, de onde saem a S10 e o Traiblazer, está operando normalmente, segundo a GM, assim como a de Joinville, SC, que produz motores.
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