São Paulo – O futuro da Stellantis é eletrificado, como deixou claro o CEO Carlos Tavares na apresentação do planejamento estratégico global, na terça-feira, 1º. E o COO para a América Latina, Antonio Filosa, garantiu que o Brasil faz parte dos planos, com sua solução um pouco diferente: parte dos 1,5 mil engenheiros da companhia instalados no País trabalham no desenvolvimento do híbrido com etanol, a tecnologia que fará a ponte para os PHEV e BEV.
A ideia é que ela chegue ao mercado antes de 2025, masFilosa evitou divulgar datas e dar outros pormenores: “Ainda não temos o cronograma definido. O ideal seria que não fosse tão longo o prazo, que pudesse vir antes do previsto. Mas em 2025 poderemos começar a propor esta tecnologia no mercado”.
Para Filosa o Brasil precisará ter uma ponte antes da adoção dos puramente elétricos no mercado, pelo seu alto custo e pela falta de capacidade financeira da população para suportá-lo. O etanol, segundo ele, é uma solução competitiva e que não interfere nas legislações de redução de emissões locais e nas metas globais, pois, na chamada medição do poço à roda é tão eficiente quanto o puramente elétrico.
“Por aqui a eletrificação chegará de cinco a seis anos após os europeus e asiáticos. Na Ásia já é realidade, a Europa é o próximo passo e depois a América do Norte. A América do Sul, Oriente Médio e o Sudeste Asiático receberão depois.”
Antonio Filosa
Entretanto, ele ponderou, o híbrido a etanol é, por enquanto, uma solução caseira, apenas para brasileiros. Há potencial de avançar para outros mercados, como a Índia, mas, na região, não deverá sair do Brasil.
Modelos híbridos flex poderão compor o cardápio de 51 lançamentos para a região que o COO anunciou na sexta-feira, 4, em videoconferência com jornalistas brasileiros. Deste total dezesseis são modelos totalmente novos, sete são híbridos e elétricos, alguns importados, e 28 são reestilizações de produtos já conhecidos dos sul-americanos.
Fazem parte destes lançamentos, também, o Novo C3, que chega ao mercado em breve, e o novo SUV da Fiat, produzido em Betim, MG. E possivelmente uma picape Ram produzida na região.