Rio de Janeiro – Será uma picape média Poer o primeiro veículo que a chinesa GWM, a Great Wall Motor, vai produzir a partir do primeiro semestre de 2024 em Iracemápolis, SP, na fábrica comprada da Mercedes-Benz no fim de 2021. A informação foi confirmada por Oswaldo Ramos, chefe comercial da empresa no Brasil, durante o lançamento oficial da GWM no mercado brasileiro, na quarta-feira, 23.
Segundo Ramos o projeto da picape que será brasileira ainda não está pronto – portanto a imagem utilizada aqui é somente ilustrativa de um produto atual da marca: “Depois de nos ouvir a matriz se convenceu a seguir nossa proposta e está reformulando a Poer que produziremos aqui, para que tenha diferenciais competitivos em relação às muitas picapes médias que temos no mercado hoje”.
Ele apontou que as principais concorrentes serão modelos do porte de Toyota Hilux e Chevrolet S10.
A maior diferença da Poer é que será híbrida, equipada com um motor a combustão flex, ciclo otto, e outro elétrico – ainda não foi definido se vai usar sistema plug-in, de recarregamento na tomada e longa autonomia com tração 100% elétrica, ou se adota o powertrain híbrido convencional fechado, ou se ambas as opções serão oferecidas.
“Não queremos competir com os modelos diesel que hoje dominam este mercado, porque seríamos iguais a todos e só restaria competir em preço”, diz Ramos. “É um tipo de motor que está se tornando muito caro com as leis de emissões e seria ainda mais custoso aliado a um sistema híbrido. Nem o preço do diesel, mais caro do que o da gasolina atualmente, está compensando. Então nossa ideia é oferecer mais economia com o powertrain híbrido e a mesma robustez de uma picape diesel.”
A fábrica de Iracemápolis, que está sendo reequipada e ampliada para fazer até 100 mil veículos/ano, deverá produzir apenas modelos com demanda superior “a cinco dígitos”, afirma Ramos, indicando que o volume mínimo esperado de cada modelo a ser montado aqui é de 10 mil/ano para cima. O executivo admitiu que foi por este motivo a escolha da Poer para ser o primeiro veículo Great Wall brasileiro: “Com o aumento dos preços do diesel e a maior produção de etanol de milho no Centro-Oeste, principal região consumidora de picapes no País, acreditamos que existe bom potencial de oferecer um produto diferenciado. Nosso foco será a oferta da tração híbrida 4×4, não importa se abastecida com gasolina ou etanol”.