No início de 2023 começa a ser vendido o SUV médio Haval H6 importado da China
Rio de Janeiro – A GWM, de Great Wall Motor, fez o lançamento oficial de sua marca e de seu plano comercial no mercado brasileiro na quarta-feira, 23, em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, RJ, para concessionários, convidados, imprensa e futuros fornecedores. A iniciativa ocorre cerca de um ano após a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP, que só iniciará atividades produtivas a partir do primeiro semestre de 2024 com a produção da picape média Poer.
O primeiro produto GWM no País é o SUV urbano médio Haval H6 [o da foto desta reportagem], que inicialmente virá somente em versão única, plug-in híbrida, importada da China. O modelo tem motor 1.5 turbo e dois elétricos, um em cada eixo, que somam potência de 393 cv. A autonomia em modo elétrico chega a 170 quilômetros, a maior do mundo para um modelo plug-in, que por isto tem consumo cinco vezes menor e emite dez vezes menos CO2 do que qualquer outro carro do mesmo porte, segundo medições da fabricante.
As vendas do H6 começam nos primeiros meses de 2023.
“A produção do modelo em Iracemápolis será decidida pela demanda dos consumidores brasileiros”, informou Ramos, indicando que o volume esperado para iniciar a montagem no Brasil “é algo a partir de cinco dígitos.”
Algo acima de 10 mil unidades/ano.
Ramos reconfirmou o plano de lançar dez carrocerias diferentes no Brasil nos próximos três anos, incluindo os diversos tipos de SUVs Haval e Tank e picapes Poer, todos somente em versões híbridas, com sistema fechado ou plug-in recarregável na tomada, com autonomia em tração elétrica na faixa de 170 quilômetros.
“O Brasil é tão importante para o plano de internacionalização da Great Wall que a matriz chinesa nos deu prioridade total. Teremos quantos carros pedirmos e, mais importante, eles fizeram todas as alterações de projeto que propusemos para agradar ao consumidor brasileiro. E gostaram tanto que vão adotar essas modificações globalmente.”
Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil
Em 2023 devem ser lançados somente os SUVs urbanos Haval importados e os Tank – utilitários 4×4 de luxo para encarar terrenos mais difíceis – só devem chegar a partir de 2024, assim como as picapes Poer, a começar pelo modelo nacional que será montado em Iracemápolis.
Conforme já havia sido adiantado no começo de 2022, quando a GWM assumiu a fábrica brasileira no Interior paulista, o seu foco no Brasil será em veículos topo de linha, todos híbridos e fartamente equipados com sistemas de assistência ao motorista e infoentretenimento de última geração – praticamente não há opcionais. E todos, segundo Ramos, serão adaptados para o Brasil. Resumiu:
“Competiremos com os produtos topo de gama no Brasil de Toyota, Volkswagen e Jeep”.
Rede – Para vender seus carros aqui a GWM afirma ter feito uma criteriosa escolha de concessionários, que insiste em chamar de partners, dispostos a embarcar em um novo modelo de negócio de distribuição.
“O número nos surpreendeu, confirmando que a marca tem potencial aqui”, disse Alexandre Oliveira, responsável por vendas e desenvolvimento de rede. “Ao todo 206 grupos concessionários mostraram interesse em representar a GWM no Brasil”.
A empresa promoveu encontros com representantes de 122 distribuidores, em longas reuniões de três a quatro horas. Depois de aplicados todos os filtros foram nomeados 28, que abrirão 51 concessionárias em todas as regiões do País até o fim do primeiro semestre de 2023. Também serão os mesmos escalados para abrir 133 pontos de vendas e de atendimento até o fim de 2024.
Oliveira contou que a ideia é ficar apenas com estes distribuidores totalmente alinhados com a proposta da marca: “Acreditamos em menos grupos com área maior de atuação para cada um. Não temos pretensão de aumentar este número [de concessionários]”. Para ampliar o conhecimento da nova marca no País, adicionalmente, a GWM promoverá exposições em shopping centers, que terão carros disponíveis para test-drives.
O executivo aponta que os investimentos estimados da rede confirmam a confianças dos concessionários no sucesso da Great Wall no Brasil: “Os partners investirão, até 2025, R$ 1 bilhão nas novas lojas, que empregarão diretamente cerca de 2 mil pessoas em todo o País”.
Todas as concessionárias Great Wall venderão e prestarão assistência técnica para os modelos Haval, Poer e Tank, tanto para vendas como para contratos de assinatura, que serão oferecidos igualitariamente em toda a rede, segundo assegura a GWM. O atendimento será digitalizado e a recepção é a mesma para vendas ou serviços: “Queremos que o cliente fique no espaço mais confortável da loja, escolha o que for mais conveniente e seja atendido no menor tempo possível”.
Para aumentar o raio de ação das concessionárias em suas áreas de atuação regional todas elas prestarão serviços remotos, como entrega de carros e busca para manutenção. Os veículos terão garantia de cinco anos sem limite de quilometragem e a fabricante promete não deixar faltar peças, e nem empurrar itens desnecessários.
“Estamos criando um modelo novo e o pós-vendas não pode ser diferente, pois tem a responsabilidade forte de estreitar o relacionamento com o cliente e de promover mais vendas da mesma marca”, disse Daniel Conti, chefe de pós-vendas. “Com o atendimento digitalizado quando o cliente chamar, ou chegar à concessionária, já saberemos do que ele precisa, não precisará preencher documentos e o atendimento não demorará mais do que 5 minutos para a maioria dos serviços.”