Como em 2021 marca do grupo Stellantis fechará o ano em primeiro lugar do ranking
São Paulo – O bicampeonato está garantido: em 2022, como em 2021, a Fiat fechará na liderança do mercado brasileiro de automóveis e de comerciais leves. O primeiro posto foi recuperado após um intervalo de cinco anos, em que a marca Chevrolet, da General Motors, liderou as vendas.
No ano passado a paralisação da fábrica da GM em Gravataí, RS, por cerca de quatro meses, devido à falta de semicondutores para a produção do Onix e Onix Plus, os dois Chevrolet mais vendidos do mercado, pode ter sido usada como justificativa pela perda da liderança. Mas em 2022 a Fiat também sofreu com paralisações e, mesmo assim, garantiu o primeiro lugar com ampla vantagem, ainda restando os emplacamentos de dezembro.
A Chevrolet, que em 2021 ficou na terceira posição, este ano será a vice-líder, deixando a Volkswagen no terceiro lugar.
A disputa ainda está aberta pela quarta posição: menos de 1 mil unidades separam Hyundai de Toyota e a decisão ficou para dezembro.
O ranking, aliás, tem poucas mudanças com relação ao resultado de janeiro a novembro de 2021. Além da alteração no pódio, com a GM passando a VW, a única novidade é a entrada da Peugeot na relação das dez mais, na décima posição. Deixou fora deste ranking a Caoa Chery, hoje décima-primeira marca mais vendida do Brasil.