Com 32,6 mil licenciamentos, todos importados, chinesa superou tradicionais marcas como Citroën e Peugeot
São Paulo – Desde janeiro ocupando a décima posição do ranking brasileiro de automóveis e comerciais leves a BYD encerrou o primeiro semestre com 32,6 mil licenciamentos, todos de eletrificados importados da China. O desempenho surpreende por ser superior ao de marcas tradicionais, como Peugeot e Citroën, e de fabricantes locais, como Caoa Chery, Ram e Mitsubishi.
Honda e Nissan, nona e oitava colocadas, podem ser superadas pela BYD até dezembro. A intenção é a de comercializar 120 mil veículos no ano.
Top 3
A Fiat encerrou o primeiro semestre na liderança do mercado, com 20,5% de participação e boa distância sobre a Volkswagen, que roubou a vice-liderança da Chevrolet. Enquanto as vendas da VW cresceram 21,1% no período as da marca da GM cederam 5,2%, uma das duas do Top 10 a apresentar desempenho negativo.
A outra a fechar o semestre em queda foi a Jeep: 15,1% de baixa, com 53,8 mil unidades vendidas. A surpreendente BYD pode, por que não?, ameaçar também a sétima colocada.