Hortolândia, SP – A partir do contrato para fornecer o painel de instrumentos, consoles centrais e outras partes do interior da nova picape Chevrolet Montana, produzida pela General Motors em São Caetano do Sul, SP, a Marelli decidiu abrir uma unidade produtiva de sua divisão Interior Experience, ainda sem sede no Brasil, na fábrica de Hortolândia, SP, onde já produz componentes de motor e eletrônicos há cerca de trinta anos. Com investimento de R$ 150 milhões a unidade já nasce com um contrato robusto, com capacidade para atender até 180 mil veículos/ano, e outros três projetos engatilhados para os próximos meses, mas que ainda não podem ser divulgados.
Uma obra foi feita na fábrica, que teve seu prédio expandido para abrigar os 5,8 mil m² da nova divisão. Lá foram instaladas linhas de injeção plástica, com equipamentos importados da Engel, uma unidade de pintura com tecnologias de última geração, que podem inclusive pintar peças em black piano, um dos acabamentos da moda do mundo automotivo, e a linha de montagem. Oitenta profissionais foram contratados para atividades que estão na fase de ramp up.
Apesar de ter agora sua casa própria a unidade de Interior Experience produz no Brasil desde 2013. Originada da Calsonic Kansei, companhia japonesa que adquiriu a Magneti Marelli da FCA em 2019, possui uma operação de montagem dentro da fábrica da Nissan em Resende, RJ, onde atualmente monta o cockpit do Kicks. A linha não será transferida, porém.
“O problema é que com a operação da Nissan, em Resende, não poderíamos atender novos clientes”, justificou Carlos Smith, diretor da nova unidade. “Quando fechamos este contrato em 2019 começamos a avaliar possibilidades de onde instalar a linha. E a Magneti Marelli possuía boas alternativas.”
Segundo o executivo este projeto é o primeiro, em âmbito global, feito em conjunto após a criação da Marelli em 2019. 100% dos cockpit, painéis e consoles da Montana serão fornecidos a partir de Hortolândia, com índice de nacionalização superior a 90%: “O que importamos são componentes que a GM já possui acordos globais de fornecimento e algumas peças revestidas, que vêm da China. Mas já estamos em busca de fornecedores locais”.
A Marelli Interior Experience no Brasil já começa a se preparar para novos projetos. Segundo Smith outros US$ 10 milhões serão investidos na fábrica para atender a três contratos, até 2025. Mais R$ 80 milhões serão aplicados nos moldes destes modelos. Os clientes, porém, ainda são mantidos em sigilo.