São Paulo – Com 80,3 mil licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus a primeira quinzena de março fechou 8,7% acima do mesmo período do ano passado, quando 73,9 mil veículos foram emplacados. Os dados são preliminares do Renavam e foram obtidos pela Agência AutoData.
A média diária cresceu 5,8% com relação à primeira metade de fevereiro, saltando de 6,9 mil para 7,3 mil emplacamentos/dia. Ficou também pouco acima da registrada em todo o mês passado, 7,2 mil unidades/dia.
Fonte ligada ao varejo ouvida pela reportagem afirmou que a expectativa é alcançar em torno de 200 mil unidades durante o mês, que tem 23 dias úteis. Seria um resultado bem superior ao de março de 2022, com suas 146,8 mil unidades e que foi bem abaixo da média, prejudicado pela crise dos semicondutores. E também alcançaria a marca de melhor março desde 2019.
Mas diversos fatores trabalham a favor de dificultar o alcance deste volume projetado. Os financiamentos continuam escassos, relatou a fonte, que diz haver também recuo das locadoras nas compras prometidas. Ela relatou alta nos estoques, tanto nas concessionárias como nas fábricas.
A Fiat Strada retornou à liderança do mercado na primeira quinzena de março, com 4,2 mil emplacamentos. O Hyundai HB20, com 3,9 mil, e o Chevrolet Onix, 3,4 mil licenciamentos, completam o pódio.