São Paulo – A assinatura de veículos seminovos poderá ser uma tendência de negócios para o futuro, acreditam JR Caporal, presidente da Auto Avaliar e da Carflip, e de Paulo Miguel Júnior, conselheiro da Abla, Associação Brasileira das Locadoras de Veículos. Eles participaram do quarto dia do Seminário Megatendências 2023 O Novo Brasil, organizado pela AutoData Editora.
Caporal contou sobre a operação da Carflip, que começou a explorar o negócio de assinatura de seminovos no Brasil, ainda sem concorrentes: oferece a assinatura de um veículo seminovo, de seis a 24 meses, com a possibilidade de compra para o cliente no fim do contrato.
“Conseguimos atender aquele público que gostaria de comprar um determinado carro mas que, naquele momento, não conseguiu aprovação de crédito. De cem pessoas que não conseguiram nenhuma linha de financiamento nós conseguimos aprovar o contrato de assinatura de, aproximadamente, 25.”
Quando o contrato de assinatura do cliente acaba ele tem a opção de comprar o veículo à vista ou via financiamento, se aprovado por algum banco. Se for do interesse do consumidor parte do valor que ele gastou com a locação também volta por meio de cashback para aquisição. Mas se ele não quiser é só devolver o carro para a Carflip.
O conselheiro da Abla, que representa o setor de locação, disse que no Brasil existem poucas locadoras olhando para esse modelo de negócio, mas que nos Estados Unidos as empresas do setor já oferecem serviços com carros seminovos. Miguel Jr. acredita que poderá ser uma oportunidade no futuro: “As locadoras estão acostumadas a trabalhar com carros 0 KM, mas os veículos por assinatura que retornam ao fim do contrato podem ganhar uma segunda destinação”.
Ele ressaltou que o mercado de locação, que avança no País, fica cada vez mais atrativo por causa da perda de capacidade de consumo geral da população, que sofre para conseguir comprar um carro novo ou seminovo, por fatores como alta nos preços e crédito muito caro.