Modelo de grande porte começa a ser vendido em outubro na Coreia e depois segue a outros mercados, inclusive o Brasil
São Paulo — A coreana Kia levantou bastante sua régua tecnológica em seu segundo carro 100% elétrico, o SUV EV9, apresentado esta semana em evento on-line global. O modelo começa a ser vendido a partir de outubro na Coreia, onde será produzido, e depois segue para os demais mercados atendidos pela Kia na Europa, Oriente Médio e américas do Norte e do Sul, onde se inclui o Brasil.
Ainda não está confirmado mas o novo veículo a bateria deve chegar aos clientes brasileiros somente no fim de 2024 ou começo de 2025, a depender da demanda global.
Para Ho Sung Song, presidente global da Kia, o lançamento do EV9 “vai acelerar nossa transformação em um fornecedor de mobilidade elétrica sustentável”. Também coloca a marca em patamar superior, com requintes e tecnologias de carros premium: “Somos uma marca generalista de volume mas a eletrificação trouxe a oportunidade de subir de categoria”.
Grande autonomia e espaço
Dentre os aspectos técnicos já divulgados impressiona a autonomia do EV9, segundo a Kia de 541 quilômetros com uma carga completa das baterias de 99 kWh. Se for real praticamente não há mais diferença de um carro elétrico para outro similar com motor a combustão. A empresa também promete autonomia de 239 quilômetros após 15 minutos conectado a um recarregador rápido.
Os traços quadrados do dois-volumes EV9 parecem claramente inspirados no design descontraído do Soul, que já foi vendido no Brasil, mas trata-se modelo bem maior, um SUV grandalhão com três fileiras de assentos que acomodam de seis a sete passageiros, dependendo da configuração. Com assoalho plano os dois bancos do meio podem girar 180 graus, deixando os dois passageiros de frente para os que vão atrás.
A Kia ainda não divulgou as medidas oficiais mas o protótipo já apresentado do EV9 tem 4 m 93 de comprimento, distância entre eixos era de 3 m 10 e 1 m 79 de altura.
Com seu tamanho avantajado e espaço interno privilegiado o EV9 parece ter sido projetado para agradar principalmente consumidores estadunidenses, oferecendo ainda capacidade de reboque para puxar trailers de até 2,5 toneladas. Não por acaso o novo SUV elétrico fará sua estreia em exposições internacionais, na semana que vem, no Salão de Nova York, Estados Unidos.
Direção semiautônoma
A Kia também integrou ao EV9 seu pacote completo de sistemas de assistência avançada ao motorista. O carro é equipado com quinze sensores externos, incluindo dois lidars [radar laser], que monitoram todo o meio ambiente no entorno do veículo para acionar dispositivos de condução semiautônoma, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa de rodagem e piloto automático adaptativo ACC. Também foi incorporado sistema de estacionamento autônomo, sem motorista.
O painel frontal do EV9 tem aparência bastante tecnológica: todos os comandos e quadros instrumentos estão integrados em duas telas de 12,3 polegadas, com comandos sensíveis ao toque, integradas em uma única peça horizontal que vai da frente do motorista ao meio do carro. O volante, com diversos botões integrados, ostenta o emblema Kia luminoso.
Também a dianteira do EV9 demonstra o espírito tecnológico futurista do SUV: os faróis de LED têm filetes verticais que conferem uma assinatura luminosa denominada pela Kia de Digital Tiger Face. Completam o visual pequenas lâmpadas cúbicas que parecem terem sido fundidas ao material da grade frontal.
No acabamento interior foram utilizados o que a Kia chama de “dez materiais sustentáveis indispensáveis”, incluindo cortiça, fibra de cana, óleos naturais e plástico PET reciclado. Os revestimentos são “livres de couro”, substituído por produto sintético.