São Paulo – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo estuda ampliar o Renovar, programa de renovação de frota anunciado no ano passado, para os veículos leves, atendendo a um pedido do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o vice-presidente Geraldo Alckmin. Os dois debateram o tema na segunda-feira, 3, segundo a Agência Brasil.
O plano do governo é usar o fundo das petroleiras para custear o programa, que estimularia a substituição de veículos antigos, mais poluentes, para a aquisição de um mais novo, de acordo com Haddad: “Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa o fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação, mediante indenização para que a frota seja renovada em respeito ao meio ambiente”.
De acordo com a Agência Brasil os técnicos do Ministério da Fazenda começaram a estudar a proposta. Haddad informou que o dinheiro está separado e não envolverá gastos adicionais: “Montaremos uma equipe para estudar [a proposta] e vamos dar uma devolutiva para ele [o vice-presidente e ministro Alckmin]. O processo é rápido. É um recurso que já está segregado para isso”.
O programa Renovar foi regulamentado pelo governo anterior no ano passado, por meio de decreto, e a proposta inicial mirava apenas os veículos comerciais com mais de trinta anos de uso. Ele ainda não está ativo, contudo, à espera de regulamentações finais.