Mas vendas de Chevrolet e Volkswagen cresceram em ritmo maior
São Paulo – A Fiat fechou o primeiro trimestre mais uma vez na liderança isolada do mercado brasileiro, ainda que com crescimento das vendas inferior aos de Chevrolet e Volkswagen, suas companheiras de pódio. A distância para a vice-líder chegou próxima de 25 mil unidades, ou 5,6 pontos de participação.
O aumento mais robusto das vendas da GM, 42%, e da VW, 58,7%, se justifica pelo primeiro trimestre atípico de 2022, marcado por muitas paradas na produção por causa da escassez de semicondutores. As duas ainda estão sendo afetadas neste início de ano, mas em escala bem menor.
A Toyota superou a Hyundai no primeiro trimestre e conquistou a quarta posição: as vendas da marca sul-coreana caíram 9,6% no período, o maior tombo dentre as Top 10.
A disputa pela oitava posição também está acirrada. No trimestre a Nissan se deu melhor, graças ao crescimento de 44,2% nas vendas, enquanto a Honda avançou apenas 5%.
E a Citroën se manteve na décima posição, puxada pelo bom momento de vendas do seu Novo C3.