São Paulo – O grande portfólio global de componentes para veículos elétricos da Mahle pode, em breve, começar a ser nacionalizado. Segundo Everton Lopes, seu diretor de tecnologia e chefe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico para a América do Sul, a empresa só aguarda a demanda para localizar a produção de motores elétricos e gerenciadores térmicos para veículos 100% elétricos, já disponíveis no Brasil, mas importados.
São, segundo ele, dois componentes viáveis e fáceis de produzir localmente, pois a Mahle já possui estrutura e conhecimento: “Há um investimento necessário, mas é só questão de volume para fechar a conta. Falando do gerenciamento térmico nós já temos uma fábrica instalada em Arujá [SP] que produz o sistema para veículos híbridos e flex fabricados no Brasil, então precisaríamos nacionalizar o elétrico. Também exportamos para Estados Unidos e Europa”.
Lopes disse que a empresa entende que, no Brasil, a eletrificação levará mais tempo para avançar, ganhando força primeiro em segmentos como distribuição urbana e transporte de passageiros nas cidades. Dessa forma a Mahle definiu em sua estratégia global que seguirá desenvolvendo componentes mais modernos para atender os segmentos a combustão, híbrido e o de biocombustíveis, tecnologias de motorização que deverão ter grande participação no País nos próximos anos.
Ao apostar no avanço do etanol em motores híbridos para veículos leves e no biodiesel, biometano e HVO para os pesados, a companhia concentra no Brasil os seus desenvolvimentos para motores a biocombustível, com o centro tecnológico mundial instalado em Jundiaí, SP. Parte da tecnologia é exportada para Estados Unidos e Índia, dentre outros países.
A Mahle fornece componentes nacionais para motores híbridos flex, que em alguns casos são mais leves e produzidos com materiais mais resistentes. Para atender às demandas do HVO e do biodiesel a Mahle já realizou milhares de horas de estudo e participa de projetos do Rota 2030 para expandir seu conhecimento, assim como de parcerias com universidades e outras empresas do setor de veículos.
Para seguir avançando nos próximos anos a Mahle aprovou investimento em expansão acima de R$ 331 milhões de 2023 a 2025 na América do Sul. No Brasil a empresa possui fábricas em Mogi-Guaçu, SP, Jaguariúna, SP, Arujá, SP, Itajubá, MG, um centro de distribuição em Limeira, SP, e o centro tecnológico em Jundiaí, SP.