Nova opção 8x2 ganha 16 tanques para poder percorrer a maioria dos estados do S, SE, NE, CO
Piracicaba, SP – A Scania prepara a ampliação de sua linha de caminhões a gás com oferta de opções que podem percorrer até 900 quilômetros antes de precisar reabastecer, um aumento expressivo em comparação com os 400 a 500 quilômetros de autonomia dos modelos atuais. A adoção de oito tanques adicionais, num total de dezesseis, amplia o raio de circulação possível do veículo para a maioria das cidades das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
A baixa autonomia é o principal impeditivo do aumento das vendas de caminhões a gás, porque o transportador fica isolado em poucas regiões do País que têm postos de abastecimento com GNV ou biometano. Um veículo a gás em Cuiabá, MT, por exemplo, não consegue nem sair do Estado com alcance de 400 quilômetros.
“A extensão do raio para 900 quilômetros já é suficiente para interligar a maior parte do País onde existem postos de gás”, disse o engenheiro Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios do Grupo Scania. Segundo ele os novos caminhões a gás com autonomia estendida já estão quase prontos para o mercado e devem ser lançados no primeiro semestre de 2024 em configurações chassi-cabine 8×2 com motor de 410 cv e na nova potência de 460 cv.
Não é possível dotar os dezesseis tanques de gás nos cavalos mecânicos já à venda de 280, 340 e 410 cv porque o chassi não tem comprimento suficiente para acomodar a fileira extra de cilindros. Mas é possível aumentar a capacidade de carga do modelos chassi-cabine 8×2 com a adoção da configuração bitruck, ou romeu-e-julieta, na qual o veículo motorizado pode puxar uma carreta adicional.
Avanço das vendas
Desde que lançou seus primeiros caminhões a gás no País, em 2019, a Scania já vendeu 750 deles. Segundo Alex Nucci, diretor de vendas e soluções de transporte, este número deve superar as 1 mil unidades até o fim deste ano e os negócios tendem a ser acelerados com a chegada de mais uma opção de potência, 460 cv, e a ampliação da autonomia.
“Com portfólio rodoviário gás completo para puxar composições de até 74 toneladas a Scania caminha para ampliar a participação dos caminhões a gás para 10% a 12% de suas vendas até 2025”, lembrou Nucci. “Estes modelos reduzem em cerca de 90% as emissões de CO2 e são nossa principal aposta, no Brasil, para atingir nosso objetivo de cortar em 20% as emissões de gases de efeito estufa dos nossos veículos até 2025 [comparado com 2015].”