São Paulo – A Toyota anunciou que iniciou os testes internos do sistema híbrido flex com tecnologia plug-in. Os estudos, no primeiro estágio, se mostraram “promissores”, segundo informou a companhia, que pretende incluir nos próximos ciclos de investimento uma futura produção nacional de PHEV-FFC, sigla em inglês para veículos híbridos plug-in flex fuel.
O veículo está sendo avaliado no laboratório da Toyota do Brasil, com base em um sistema híbrido similar ao aplicado nos Corolla e Corolla Cross, vendidos no mercado nacional, aliados a uma bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência.
“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. “O híbrido plug-in flex combina o melhor de dois mundos: elétrico com zero emissões para viagens urbanas diárias e combustão com baixas emissões para longas distâncias.”
Outro ponto mostrado pelo presidente é o adensamento da cadeia produtiva, localizando a produção de componentes do sistema: “Ao fortalecermos a produção local de componentes estamos não apenas impulsionando a inovação e a qualidade mas, também, contribuindo para a sustentabilidade, o crescimento e a autonomia da indústria automotiva brasileira”.