53% dos veículos leves emplacados são das três mais vendidas: Fiat, Volkswagen e Chevrolet.
São Paulo – Em um ano de estabilização do mercado, após o atípico 2022 marcado pela crise dos semicondutores, falta de carros nas revendas e paradas na produção, o mercado brasileiro de veículos torna a ver o domínio das três marcas líderes em vendas. Juntas Fiat, Volkswagen e Chevrolet representaram 53% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves de janeiro a setembro.
O programa de descontos do governo federal, criado a partir da MP 1 175, colaborou com a consolidação das líderes. A participação das três cresceu após o fim do programa. A disputa, agora, é só pela segunda posição: apenas 2 mil unidades separam a Chevrolet, terceira, da Volkswagen, vice-líder.
A Fiat já celebra mais um ano de liderança nas vendas, o terceiro seguido. São mais de 100 mil veículos de distância da vice-líder, volume que não será alcançado nos últimos três meses do ano. Hoje um em cada cinco veículos vendidos no Brasil é Fiat.
A Toyota se mantém firme na quarta posição, superando a Hyundai, que caiu para a quinta. Nas demais posições do ranking não há novidades. Mas a Peugeot corre risco de ser superada pela Citroën até o fim do ano.