São José dos Pinhais, PR – “Vencemos uma batalha”, afirmou o CEO da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, ao anunciar o investimento de R$ 2 bilhões para produzir no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, um novo SUV médio: “Para termos um novo ciclo de investimento vencemos uma concorrência global, com outras unidades Renault do mundo. Então podemos dizer que a América Latina, o Brasil, ganhou”.
Esta vitória citada pelo CEO garantiu mais R$ 2 bilhões em aporte, que de 2021 a 2025 somará R$ 5,1 bilhões, e a produção de mais um modelo no Brasil. Agora, segundo Pedrucci, começa a batalha por novos aportes. Novos investimentos, no entanto, dependem de manutenção das condições atuais:
“A macroeconomia é condição avaliada mas é importante que as regras atualmente à mesa sejam mantidas. É complicado justificar para a matriz, na França, que existem condições mais favoráveis a umas empresas do que a outras. A Renault gosta de competir, tanto que fomos doze vezes campeões na Fórmula 1 como fornecedor de motores, mas esta competição deve ser justa, em igualdade de competição para todos os competidores”.
Pedrucci referiu-se à possibilidade de renovação dos incentivos à produção na Região Nordeste, por meio do regime especial automotivo. Previsto para encerrar em 2025 foi inserido na reforma tributária texto que o prorroga até 2032, o que beneficia especialmente a Stellantis, que mantém fábrica em Goiana, PE. A Renault, embora não tenha assinado a carta aberta junto com General Motors, Toyota e Volkswagen, posiciona-se contra a renovação.
A Renault acredita em mercado de 2 milhões 140 mil automóveis e comerciais leves para o ano que vem, crescendo para 2 milhões 250 mil em 2025, de acordo com Ricardo Gondo, presidente para o Brasil: “Nossa visão é de crescimento, com a Renault tendo condição de crescer mais por começar a concorrer em novas faixas de mercados com o Kardian e o C-SUV que anunciamos”.
A fábrica, que comemorou 25 anos na segunda-feira, 4, tem condições de produzir até 320 mil unidades por ano. Segundo Gondo hoje opera em dois turnos incompletos.