São Paulo – A Câmara dos Deputados aprovou em plenária o destaque que tratava da renovação, até 2032, dos benefícios concedidos às montadoras instaladas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Sem alteração no texto que veio do Senado Federal, com 341 votos a favor, os regimes automotivos especiais seguirão durante a transição da reforma tributária.
O tema gerou muita discussão e debate, com ineditismo de posições escancaradas de empresas que se posicionaram contra a renovação. General Motors, Toyota e Volkswagen lideraram a oposição à renovação dos incentivos que beneficia, especialmente, a Stellantis, embora a Caoa e HPE, instaladas em Goiás, e a BYD, que investe em Camaçari, BA, também sejam contempladas.
Anúncios em páginas de jornais, contratação de influenciadores para discursar nas redes sociais e publicação de conteúdo pago em canais de notícias levaram ao público o debate, por ambos os lados, os contrários à renovação e os favoráveis à manutenção dos benefícios. Governadores também entraram na jogada, com direito a carta aberta dos nordestinos e declarações contrárias de estados do Sul e Sudeste. Em alguns casos, com algumas distorções no texto aprovado pelo Senado.
Estão de fora incentivos, por exemplo, a carros com motores diesel ou a gasolina: pelo texto serão beneficiados apenas híbridos, elétricos e com motores flex.
O texto agora, juntamente com toda a PEC da reforma tributária, seguirá para a sanção presidencial.