São Paulo – As vendas de automóveis e comerciais leves no Chile somaram 313,9 mil unidades em 2023, volume 26,5% menor do que o registrado em 2022, de acordo com dados divulgados pela Anac, entidade que representa as empresas que operam no mercado local. A retração foi causada pelas dificuldades de acesso ao crédito para financiamentos que os consumidores encontraram ao longo do ano e pela queda na atividade econômica do Chile.
De janeiro a dezembro a Toyota liderou as vendas com 25,9 mil unidades. Em segundo lugar ficou a Chevrolet, que vendeu 21,3 mil, seguida pela Hyundai, 20,8 mil.
Após o resultado de 2023 a Anac projeta para 2024 vendas de 320 mil a 340 mil automóveis e comerciais leves, volume que representará alta de 2% a 8%. A projeção é baseada no crescimento da economia chilena, que pode variar de 0,5% a 1,5%, no recuo da inflação global e do país, na maior disponibilidade de crédito.
Pesados – Os caminhões registraram em 2023 queda de 21,1% na comparação com 2022, com 12 mil 650 unidades. O segmento de ônibus teve queda de 1,6% em 2023 na comparação com o ano anterior, somando 3,1 mil veículos comercializados, volume que foi puxado pela chegada de novos veículos para o transporte de passageiros nas principais cidades do país.
Para 2024 a Anac revelou apenas a projeção para caminhões, 12,9 mil unidades, que representarão alta de 2% sobre o ano passado.