Daimler Truck Locações e Serviços, controlada pelo braço financeiro Daimler Truck Financial Services, oferecerá cem unidades no início da operação
São Bernardo do Campo, SP – Apenas 2%, de uma frota estimada em 2,5 milhões de caminhões em circulação nas estradas brasileiras, foram adquiridos por meio de locação, calcula Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da recém-criada Daimler Truck Locações e Serviços, controlada pelo braço financeiro da Daimler Truck no Brasil. Em mercados maduros, como Europa e Estados Unidos, a fatia chega a 25%, afirmou: “O mercado de locação de pesados tem tudo para crescer. E sem concorrer com os financiamentos”.
De olho neste potencial foi criada a nova divisão da Daimler Truck Financial Services, a primeira na América Latina a explorar a locação de caminhões. Em parceria com a empresa e com a rede de concessionárias oferecerá, de início, cem unidades para clientes de médio porte interessados em alugar seu caminhão, com a vantagem de ter impostos, manutenção, serviços de telemetria, seguro e a parcela do financiamento em uma só fatura. O serviço oferecido pela companhia loca, também, o implemento. Em planos que variam de 36 a sessenta meses.
“Existem também vantagens contábeis e tributárias”, explicou Cristina Rensi, chefe da Daimler Truck Locações e Serviços. “Por conseguir declarar as parcelas como despesa, e não bem, é possível pagar menos imposto de renda e contribuição social, por exemplo. Além de não imobilizar ativo, mantendo a capacidade de investimento, e sem comprometer a possibilidade de obter crédito.”
“Queremos começar pequenos e ter o aprendizado deste novo negócio para poder crescer. Entendemos que duzentas unidades é pouco, mas nosso desejo é ter uma fundação sólida e passo a passo melhorar o produto. Conseguiremos acelerar se for preciso.”
Ao fim do contrato a SelecTrucks, unidade de revenda de seminovos da Mercedes-Benz, tem o compromisso de adquirir o caminhão e ofertá-lo em sua rede.
Rensi disse que, nas pesquisas feitas, não foi possível identificar um tipo de cliente exato para o mercado de locação: “Existem casos e casos. Frotistas de perfil semelhante podem optar pela compra ou pela locação porque, para ele, faz sentido. Existem aqueles que querem ter a propriedade do caminhão e outros que enxergam a frota como serviço, preferindo deixar a gestão terceirizada”.
Ela diz haver, também, espaço para todos concorrerem no mercado, desde as montadoras, que passaram a oferecer serviço de locação nos últimos anos, às empresas especializadas que surgiram recentemente.
No ano passado, destacou Rensi, em torno de 10% dos emplacamentos dos caminhões foram para locação, como afirmou em recente entrevista a Agência AutoData Fábio Leite, CEO da Addiante. Ainda longe dos 25%, mas demonstrando a capacidade do segmento no mercado brasileiro.