São Paulo – De olho no crescimento do mercado de locação a ComparaCar usou a inteligência artificial em seu site para facilitar a vida de quem pretende adquirir um pacote de veículo por assinatura. A empresa alimentou um robô com diversas informações sobre as grandes empresas de locação que operam no Brasil, incluindo todos os dados de contrato, para que os usuários consigam fazer perguntas específicas pelo chat do site, recebendo as respostas que esperam.
Márcio Klepacz, CTO da empresa, disse que a intenção é esclarecer as dúvidas relacionadas aos pacotes oferecidos dentro dos contratos de locação porque cada locadora tem o seu, e eles são diferentes. Dessa forma o consumidor consegue entender qual o contrato mais vantajoso para ele, além de comparar preços e confirmar algumas questões do site, tudo isto com o apoio da inteligência artificial:
“É muito importante porque mesmo o carro sendo o mesmo em todas as locadoras o contrato é diferente, o modelo do seguro e as revisões também mudam. Desta forma o usuário consegue comparar o que cada uma oferece e, caso tenha dúvidas, pode perguntar no chat que o robô consegue responder a maior parte das dúvidas frequentes”.
Uma dificuldade encontrada ao longo do desenvolvimento do chat controlado pelo robô foi encontrar uma base de dados completa sobre o mercado de locação, algo que ainda não existe. Por isto a ComparaCar teve que alimentar seu site com as informações que eles já tinham e com os dados que cada empresa de locação ofereceu. Hoje a base de dados criada no site é considerada de alto valor agregado e, agora, o desafio é transformá-la em novas tecnologias.
Um ponto positivo que a ComparaCar acredita ter no mercado para atrair consumidores para sua plataforma é a isenção, pois ela não opera como locadora e reúne as informações das principais empresas no site sem interesse se o cliente vai fechar o contrato com a empresa A ou B: “Nós levamos as informações necessárias para os usuários e somos parceiros de todas as locadoras que estão no site. Assim, independentemente de qual for a escolhida, nós vamos nos beneficiar pelo contrato fechado”.
É assim que a ComparaCar consegue movimentar o lado financeiro do negócio, trazendo dados para os que acessam a plataforma e que, ao escolher a locadora, realizam a assinatura do contrato por meio dela, gerando uma comissão. No ar há um ano e meio o site já registrou mais de R$ 3 milhões em contratos fechados para as locadoras.
Este é o foco principal dos negócios da empresa, que também olha para o segmento gigante de comercialização de veículos online, novos, seminovos e usados, para avançar no futuro. A intenção é reunir os dados de marketplaces parceiros e facilitar a busca dos interessados, mesmo que cada site tenha uma linguagem diferente para o mesmo modelo: a ComparaCar quer unificar isto:
“Para o futuro também queremos facilitar a busca sem que o cliente precise colocar marca, modelo, versão, dentre outras informações. Entregaremos os veículos que ele procura a partir de palavras chaves como um SUV para família, ou sedã espaçoso, por exemplo”.