São Paulo – Em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira, 22, em Brasília, DF, o CEO global da Hyundai, Euisun Chung, anunciou planos de investir US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032. O aporte, de acordo com o executivo, será concentrado no desenvolvimento de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde, segundo informou o Palácio do Planalto em nota.
Disse Chung que os planos da Hyundai convergem com o programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação, anunciado pelo governo no fim do ano passado. A Hyundai, segundo ele, gera em torno de 6,5 mil empregos no Brasil e já investiu mais de US$ 2,5 bilhões em Piracicaba, SP, onde mantém fábrica que atualmente produz o HB20, HB20S e o Creta.
O presidente Lula afirmou que o Mover, aliado à reforma tributária, melhorou o ambiente de atração de investimentos no Brasil e o papel da indústria automotiva dentro da reindustrialização do Brasil: “O País estável e com futuro recebe mais investimentos. É mais uma grande empresa crescendo em nosso País”.
Desde o fim do ano passado, quando a reforma foi aprovada e o Mover publicado, GM e Volkswagen anunciaram novos planos de investimentos e em breve a Stellantis divulgará o seu.
Procurada pela reportagem a Hyundai afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentará o assunto.