São Paulo – Em meio a cenário desafiador para o mercado de caminhões em 2023, quando a produção despencou, a Randoncorp optou por avançar em novas frentes de negócios, ampliou o portfólio e direcionou as vendas para o Exterior, para o aftermarket e para o agronegócio. Com isto, embora a receita líquida de R$ 10,9 bilhões tenha ficado 2,4% abaixo da de 2022, foi alcançado o maior EBITDA, lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, da história da companhia, de R$ 1,6 bilhão com margem de 14,4%, 0,9 ponto porcentual acima do ano anterior.
O resultado de 2023 foi ajudado pelo desempenho das verticais autopeças e controle de movimentos. No mercado externo, apesar do recuo da demanda na América Latina e do crítico cenário macroeconômico da Argentina, fatores que refletiram em todo o setor automotivo, foram registradas receitas de US$ 466,7 milhões, incremento de 6,9% com relação a 2022.
A crescente demanda do mercado de reposição favoreceu também a Frasle Mobility, que alcançou receita líquida recorde de R$ 3,4 bilhões no ano passado, o que foi atribuído ao plano de fortalecer as marcas aliada ao aumento da oferta de produtos.
Outra vertical, a montadora, que concentra as operações de fabricação de semirreboques, sobre chassis e vagões de carga, praticamente empatou seu resultado com o de 2022. A de serviços financeiros e digitais, por sua vez, avançou, e a Randon Consórcios ultrapassou a marca de R$ 2 bilhões em créditos vendidos, com novo recorde no volume de cotas negociadas, e com a aquisição da DB, que ampliou seu portfólio.
Expectativas para este ano são de retomada
A companhia divulgou que para 2024, ano em que celebra 75 anos de história iniciada em Caxias do Sul, RS, onde mantém sua sede, a perspectiva é positiva. E, para tanto, toma por base a expectativa de retomada do setor de pesados e aposta no fortalecendo autopeças e na continuidade do bom momento dos mercados de reposição e semirreboques.
A receita líquida deverá ficar de R$ 11,5 bilhões a R$ 12,5 bilhões e a margem EBITDA em 14% a 16%, enquanto que para o faturamento gerado por vendas externas é esperado algo de US$ 420 milhões a US$ 480 milhões. Os investimentos deverão somar de R$ 430 milhões a 490 milhões.