São Paulo – As vendas de veículos somaram 27,2 mil unidades na Colômbia no primeiro bimestre, queda de 8,4% na comparação com igual período de 2023. Os dados foram divulgados pela Andemos, entidade que representa o mercado local.
Considerando apenas o volume de fevereiro a demanda chegou a 15,6 mil veículos, recuo de 1,3% com relação ao mesmo mês do ano passado e expansão de 34,5% sobre janeiro.
No acumulado os SUVs representaram a maior parte das vendas, com 15,8 mil unidades comercializadas, volume 0,8% menor do que o registrado nos dois primeiros meses de 2023. A demanda por automóveis recuou 10,7% na mesma base comparativa, com 8,1 mil vendas, e as picapes aparecem como terceiro maior segmento, o único que cresceu até agora, com 937 vendas e expansão de 7,5% sobre o ano passado.
A Toyota liderou o ranking por marca até fevereiro, com 4,4 mil vendas, crescimento de 26% sobre igual período do ano passado. A Renault, que era a líder no primeiro bimestre de 2023, caiu para a segunda posição após registrar recuo de 31,7% em suas vendas, com 3,4 mil unidades entregues em 2024, seguida pela Chevrolet, que caiu da segunda para a terceira posição com 3,2 mil vendas, recuo de 26,2%.