São Paulo – As vendas de implementos rodoviários tiveram redução de 4,3% no primeiro trimestre, totalizando 35,9 mil unidades. Embora as de reboques e semirreboques tenham crescido quase 6% frente ao mesmo período do ano passado, com 22,1 mil produtos, o mau desempenho de carrocerias sobre chassis, com a comercialização de 13,8 mil unidades, 17,1% menos que de janeiro a março de 2023, puxou o resultado para baixo.
Segundo o presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, as vendas de caminhões Euro 5, que ainda estavam acontecendo no início do ano, desaqueceram a procura por implementos. Ele ressaltou, no entanto, que apesar da queda no comparativo do trimestre o volume de pedidos vem aumentando mês a mês, com acréscimo de quatrocentos emplacamentos mensais.
“Passado o primeiro trimestre acredito que agora, a partir de abril, teremos uma visão mais assertiva frente ao mercado de 2024”, afirmou. “O desempenho no segundo trimestre deverá refletir de maneira mais realista a situação do mercado atual.”
As exportações realizadas no primeiro bimestre somaram 516 unidades, recuo de 36% ante o mesmo período de 2023.