São Paulo – A revista AutoData de agosto (leia aqui) traz na capa o avanço da eletrificação dos veículos no País em dois segmentos diferentes da indústria automotiva nacional.
O passo mais adiantado é o dos ônibus elétricos a bateria, muitos deles já em produção e em circulação com bom número de fornecedores locais. Seis fabricantes – dois deles 100% nacionais – estão produzindo ou vão produzir os veículos para atender à grande demanda que surge nas cidades brasileiras que pretendem reduzir ou eliminar as emissões de seus sistemas de transporte público.
A outra frente é a eletrificação dos automóveis e neste segmento a Stellantis saiu na dianteira ao mostrar os projetos de três carros híbridos flex – que poderão ser só a etanol – e um 100% elétrico, que pretende produzir em suas fábricas brasileiras com grandes índices de conteúdo nacional.
AutoData deste mês também mostra o crescimento acelerado da preferência pelas picapes no País, que já são o terceiro tipo de veículo leve mais vendido do mercado, à frente dos sedãs. Com uma dúzia de modelos lançados em quatro anos e outra dúzia a caminho, muitas picapes estão substituindo os automóveis.
Na entrevista From The Top deste mês – que você também pode assistir no YouTube – conversamos com Marcello Schneider, diretor de relações institucionais da BYD, que conta as próximas fases do plano para o Brasil da maior fabricante de veículos elétricos do mundo, contando os dias para assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari, BA, e começar a produzir carros híbridos e elétricos até o início de 2025.
Fornecedor que acompanha sistematicamente a evolução da indústria automotiva no Brasil a ZF está completando, este mês, 65 anos de operações no País onde abriu sua primeira fábrica fora da Alemanha. AutoData conta esta história que hoje integra seis fábricas brasileiras e muitos investimentos para nacionalizar diversos componentes e sistemas fornecidos às fabricantes de veículos.
Você pode ler on-line ou baixar o PDF da revista AutoData a qualquer momento. Boa leitura e até o mês que vem.