São Paulo – A trombada nas vendas dos novos veículos pesados Euro 6 é o tema principal da capa da revista AutoData de abril, já disponível para ler on-line ou baixar o arquivo em PDF. No primeiro trimestre menos de 7% dos emplacamentos foram de caminhões produzidos em 2023 com a nova e mais cara motorização, que atende à nova fase do programa brasileiro de controle de emissões, o Proconve P8, em vigor desde o início deste ano.
A reportagem de Soraia Pedrozo conta como o fraco desempenho, pior do que era esperado, prenuncia uma forte crise no setor, com fabricantes que já estão suspendendo turnos de produção, concedendo férias coletivas e afastando milhares de trabalhadores em regime de layoff.
Outro importante tema para o segmento de veículos a diesel no Brasil é o polêmico aumento da mistura de biodiesel no combustível fóssil, elevada a 12% este mês, subindo um ponto porcentual por ano até 2026, quando chegará a 15%.
AutoData ouviu os dois lados em confronto público e aberto: os fabricantes de veículos e os distribuidores de combustíveis, que são contra aumentar o porcentual de biodiesel porque isto estaria prejudicando o funcionamento dos motores, e os produtores do biocombustível, que negam as acusações e dizem serem vítimas de campanha contra o biocombustível. Ambos os lados têm bons argumentos que estão expostos na reportagem.
A revista deste mês também traz à tona a proposta que o Sindipeças propôs ao governo, de adotar política para aproveitar melhor o legado do motor a combustão com a capacidade instalada da cadeia automotiva do País em projetar e produzir veículos e motores. A ideia é tornar o País um polo exportador da tecnologia para boa parte do mundo que está fora da onda de eletrificação promovida na Europa, China e nos Estados Unidos. Isto sem excluir o desenvolvimento no Brasil de carros eletrificados híbridos flex e elétricos com células de combustível a hidrogênio extraído do etanol.
Em outra frente AutoData explora a mudança visual e de preços do mercado brasileiro de veículos. Reportagem de Hairton Ponciano Voz mostra a cara dos novos carros no País: e ela é de SUV, categoria que há dois anos está no topo das vendas, continua crescendo e fez o preço médio dobrar.
Na entrevista do mês From The Top Felipe Daemon, vice-presidente da Peugeot América do Sul, conta como a marca conseguiu voltar a crescer no Brasil nos últimos dois anos com o aproveitamento das sinergias criadas pela Stellantis, fusão dos grupos PSA e FCA consolidada no início de 2021.
Você pode ler on-line aqui a revista de abril. Obrigado pela leitura e até o mês que vem.