Volume também foi igual ao de julho do ano passado, quando o mercado foi impulsionado por descontos do governo
São Paulo – Em junho a média diária de licenciamentos alcançou 10,7 mil unidades. Além de ser o mesmo patamar de julho do ano passado, quando o mercado estava movimentado e com grande volume de vendas por causa da MP 1 175, que ofereceu uma série de descontos para diversos modelos, o volume médio diário retornou a níveis anteriores à pandemia da covid-19, de acordo com a Anfavea.
Em junho o índice foi 16% maior do que o de maio e 19% maior do que o de junho do ano passado. Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse que a comparação com igual mês de 2023 não é das melhores porque no ano passado o mês teve baixa demanda nas três primeiras semanas:
“Até a terceira semana os emplacamentos diários eram os piores do ano porque os consumidores estavam esperando o programa de descontos do governo, mas na última semana de junho saiu a MP 1 175 e em alguns dias as vendas chegaram a 27 mil unidades. Por isto esta comparação não é tão perfeita, mas é o cenário que temos”.
As vendas totais em junho somaram 214,3 mil unidades, o melhor resultado para o mês desde 2019. Na comparação com igual mês do ano passado houve aumento de 13,1% e com relação a maio o crescimento foi de 10,3%.
No acumulado do primeiro semestre, conforme antecipado pela Agência AutoData, o volume emplacado foi 14,6% maior do que no primeiro semestre do ano passado, chegando a 1 milhão 144 mil unidades.