São Paulo – A Colômbia se juntou ao Brasil na lista dos mercados sul-americanos que registraram aumento na venda de veículos em 2024: seus mercado chegou a 201,2 mil unidades, que representaram 7,7% de crescimento sobre 2023, de acordo com dados divulgados pela Andemos, entidade que representa o setor no país.
O resultado foi alcançado graças ao bom desempenho do mercado no segundo semestre, quando registrou seis meses seguidos de crescimento após um primeiro semestre em queda. O maior volume mensal de 2024 foi atingido em dezembro, com 25,4 mil unidades vendidas, expansão de 27,6% sobre igual mês de 2023.
A Toyota encerrou 2024 como a marca mais vendida na Colômbia, com 27 mil veículos. Em segundo lugar ficou a Renault com 25,3 mil, seguida pela Kia com 24,3 mil unidades.
Nova liderança
Desde de dezembro a Andemos tem um novo presidente: Andrés Chaves sucedeu a Oliverio Garcia Basurto. O executivo é formado em direito, possui ampla experiência no setor público e privado e já atuou como vice-ministro dos transportes e como consultor internacional em bancos.
Sua agenda de trabalho será focada no avanço da eletromobilidade na Colômbia, fortalecendo o setor automotivo para suportar essa transição e buscando diálogo estratégico com o governo. Outros temas ligados a vendas e aos sindicatos também farão parte do dia a dia.