AutoData - Arteb pede recuperação judicial
news
15/03/2016

Arteb pede recuperação judicial

Por Redação AutoData

- 15/03/2016

A Arteb, umas das mais tradicionais empresas de autopeças do setor automotivo brasileiro, fabricante de sistemas de iluminação, pediu recuperação judicial na semana passada. A informação foi revelada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e foi confirmada pela empresa à reportagem da Agência AutoData por porta-voz na segunda-feira, 15.

Entretanto a empresa afirmou que só dará outras informações a respeito do caso na terça-feira, 16.

De acordo com o sindicato trezentos trabalhadores foram demitidos – informação não confirmada pela empresa.

Em nota, o sindicato afirma que a empresa alegou “falta de crédito para saldar dívidas com fornecedores, bancos e pagar impostos” como razão da decisão de pedir recuperação judicial. Seu presidente, Rafael Marques, considerou no comunicado que “o que está acontecendo na Arteb é um reflexo do papel negativo que o sistema financeiro tem desempenhado na crise econômica, negando crédito para as empresas. A atitude dos bancos está paralisando a economia, gerando desemprego e dificultando a retomada do crescimento do País”.

A Arteb é uma das dez maiores da base dos metalúrgicos do ABC, segundo o sindicato. A empresa foi fundada em 1934 e desde 1959 fornece faróis para montadoras instaladas no País. Além da matriz em São Bernardo do Campo, SP, possui unidades em Gravataí, RS, e Camaçari, BA, que fornecem em just-in-time para as fábricas da General Motors e Ford ali localizadas, respectivamente.