São Paulo – As vendas de implementos rodoviários somaram 125,3 mil unidades de janeiro a outubro, 6% abaixo do mesmo período do ano passado, 133,3 mil. Foi o que apontou balanço da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. O movimento acompanha a retração nas vendas de caminhões: segundo dados da Fenabrave o volume comercializado nos dez meses, 92,3 mil unidades, está 8% aquém do acumulado de 2024, 100,4 mil produtos.
“Os dois setores de mercado, implementos rodoviários e caminhões, são motores importantes do desenvolvimento econômico brasileiro e refletem diretamente o andamento dos negócios no País”, apontou José Carlos Sprícigo, presidente da Anfir. “É preciso que os valores arrecadados em impostos sejam investidos em infraestrutura necessária, em um País onde a economia gira sobre rodas.”
Na análise por segmentos o volume de reboques e semirreboques registrado em outubro superou a média anual: 6,4 mil vendas — a média do ano é 6 mil produtos. No acumulado do ano, no entanto, o setor pesado acumula perda de 19,9%, com 60,1 mil implementos.
O ramo de carroceria sobre chassis comercializou, em outubro, 7,5 mil produtos, superando em 1 mil unidades a média anual, 6,5 mil equipamentos. De janeiro a outubro o segmento leve apresenta alta de 12%, com 65,2 mil implementos.
São Paulo – A Cantu anunciou Miler Luglio Bochi como seu novo diretor de soluções sustentáveis e engenharia de produção. O executivo chega ao cargo com a missão de integrar tecnologia, pessoas e processos para buscar a sustentabilidade e a excelência operacional.
Bochi tem mais de vinte anos de experiência no segmento de pneus e já trabalhou em grandes empresas, como Bridgestone. Seu dia a dia na Cantu será focado em modernizar processos produtivos e implementar práticas mais sustentáveis, que sejam referências ambientais.
São Paulo – Alfredo Santana é o novo diretor de relações institucionais da Volvo nas áreas de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores e serviços financeiros. O diretor jurídico do Grupo Volvo América Latina, acumulará as funções.
Santana substituirá a Alexandre Parker, que encerrará seu ciclo profissional na Volvo em fevereiro após 38 anos. Parker participou de processos como engenharia de ônibus e caminhões, suporte a encarroçadores, serviços e coordenação de projetos. Liderou áreas como legislação e homologação e responsabilidade corporativa, finalizando como diretor de assuntos corporativos.
Há onze anos na empresa Santana tem larga vivência à frente de áreas jurídicas e de relações institucionais. Trabalhou em empresas como Sony Brasil, Moto Honda da Amazônia e Umicore Brasil. Ele também ocupará uma das cadeiras de vice-presidente da Anfavea, como principal liderança Volvo junto à entidade – hoje representada por Parker.
Graduado em direito pela Universidade Guarulhos é especializado em direito da economia e da empresa pela FGV e em gestão estratégica de negócios pelo Ibmec. Também porta a graduação em filosofia.
São Paulo – Frederic Stik será o novo diretor da BMW Motorrad na América Latina a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito por Kevin Philips, diretor para a região Américas: até o fim do ano o executivo seguirá no seu cargo atual, que é de diretor da BMW Motorrad na Europa.
Stik ingressou no Grupo BMW em 2003 como diretor de vendas especiais e veículos usados e passou por outros cargos até 2015, quando foi para a divisão de motocicletas, na qual assumiu posições importantes como diretor geral da BMW Motorrad França.
São Paulo – As concessionárias Ford iniciaram, na segunda-feira, 10, as vendas da Ford Maverick em sua motorização híbrida, por R$ 239,9 mil, mesmo valor da Tremor, topo de linha do portfólio a combustão. No mercado brasileiro desde 2023 a picape a gasolina ganhou sua primeira reestilização no segundo trimestre, que agora chega também à versão híbrida.
De acordo com Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul, nos três meses seguintes ao lançamento foi registrado crescimento de 200% no volume comercializado da Maverick. Considerando somente as vendas de picapes intermediárias a gasolina, de julho a setembro, os emplacamentos do modelo estão acima da Ram Rampage, uma de suas concorrentes diretas, destacou.
Meses depois de ser anunciada na Argentina a atualização híbrida chega ao Brasil, ampliando a família composta pela Lariat Black e Tremor. Sobre a expectativa de vendas Bueno limitou-se a dizer que a marca está “confiante em atrair público e oferecer experiência interessante ao usuário”.
Motor a combustão 2.5 une-se a motor elétrico
O novo modelo traz atualizações no conjunto híbrido, agora “mais refinado”, segundo Ariane Campos, supervisora de engenharia da Ford América do Sul. O motor a combustão 2.5 trabalha combinado com um novo motor elétrico e com o conjunto da transmissão eCVT, que teve na calibração uma das principais mudanças.
“O novo motor elétrico tem mais 35% de oferta de torque por causa dessas mudanças de componentes e tem relação de diferencial mais curta, o que significa que a roda gira menos e o veículo ganha maior agilidade em relação às arrancadas.”
Quanto à bateria de tração a tecnologia de composição química do LFP tem arrefecimento líquido, o que faz com que não haja perdas no envio de energia aos motores. Com 27 kg ela consegue armazenar energia sem que tome muito espaço no assoalho.
O resultado é autonomia de mais de 800 quilômetros com tanque de 52 litros de gasolina. O consumo na cidade é de 15,4 km/l, na estrada, 13,5 km/l e, combinado, 14,5 km/l: “A tecnologia de regeneração de energia é ativada a partir do momento em que o condutor tira o pé do acelerador, quando é devolvida a energia cinética à bateria, o que contribui para autonomia expressiva, a melhor do segmento”.
Destaque também para o instrutor de veículo elétrico, que dispõe no painel, de forma lúdica, os modos de condução: além do já conhecido eco para economizar combustível o escorregadio, para pista molhada, o esportivo, para melhorar ultrapassagens em estradas, e o rebocar, para transportar carga útil pesada.
Neste quesito, há ainda assistente de reboque de trailer, que auxilia nas manobras, também presente na versão Tremor e na picape F-150.
Tração AWD agrega segurança
O novo sistema de tração AWD deixa a picape mais segura em curvas, segundo Campos. A Maverick vem ainda com câmara de 360 graus com sensores de estacionamento e pacote ADAS com sistema de frenagem pós-colisão, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista, assistente de manutenção e centralização de faixa e controle automático em descidas, além de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.
O veículo vem com capota marítima de série, rodas de 19 polegadas e maior versatilidade de uso para a caçamba, com 943 litros e capacidade de carga de 584 kg, que pode ser aumentada a partir de extensor: “Para atender a este público moderno trouxemos mudanças no exterior que refletem não só na experiência de dirigibilidade como na eficiência energética e na autonomia como a aerodinâmica aprimorada com nova grade e novo parachoque”.
Embora a Maverick esteja mais pesada por causa da capota marítima, da tração AWD e do teto solar, exatamente 129 kg, a executiva assegurou que estes acréscimos não impactaram o desempenho.
Uma semana após a publicação desta edição da revista AutoData tudo pode mudar na Argentina. As eleições legislativas de meio de mandato presidencial, programadas para 27 de outubro, podem transformar o cenário político e mudar a política econômica do presidente Javier Milei. Especula-se uma revisão no sistema de câmbio, cuja flutuação e disparidade com a realidade influenciou aumento da taxa de juros. Somados à suposta fragilidade política de Milei o caldeirão argentino aumenta a pressão a cada dia e as incertezas só aumentam. Por causa deste cenário conturbado a indústria automotivo fica tecnicamente paralisada em seu planejamento futuro, o que afeta diretamente o setor no Brasil, que tem no mercado vizinho o seu maior cliente externo de veículos e autopeças.
Tudo pode acontecer, inclusive nada, de acordo com Andrés Civetta, especialista da Abeceb, principal consultoria especializada em economia e indústria automotiva da Argentina: “A volatilidade é muito grande em todos os sentidos e o caminho só estará claro após as eleições de outubro”.
Esse roteiro não é novo na política argentina: dependendo da composição da Câmara Legislativa as dificuldades para o executivo realizar as reformas aumentam. E no caso de Milei, com as denúncias de corrupção na sua equipe e do seu principal candidato a deputado federal, que renunciou, a já minoria no Congresso tende a diminuir, dificultando ainda mais a continuidade da sua política econômica e, quem sabe, até do seu próprio mandato, a depender dos desmembramentos das investigações em curso.
ALARMES LIGADOS
Esta reportagem foi publicada na edição 426 da revista AutoData, de Outubro de 2025. Para ler ela completa clique aqui.
São Paulo – Em celebração aos 15 anos de lançamento do Actros no mercado brasileiro a Mercedes-Benz passou a oferecer uma versão, limitada a quinze unidades, do Actros Evolution Série Especial 15 Anos. Já disponíveis os cavalos-mecânicos têm design exclusivo, na cor cinza, com adesivagem especial e identificação do nome na traseira da cabina.
São dez unidades do Evolution 2553 LS 6×2 e cinco do Evolution 2563 S 6×4, com o motor OM 471 de 530 cv.
São Paulo – A Adefa, Associação das Indústrias Automotivas, tem um novo presidente: Rodrigo Pérez Graziano, presidente da Peugeot Citroën Argentina e diretor de assuntos públicos da Stellantis na Argentina, Chile, Uruguai, Região Andina e América Central.
O executivo, que sucede a Martín Zuppi, também da Stellantis, foi eleito para o biênio 2025/2026. Os vice-presidentes desta gestão serão Marcellus Puig, da Volkswagen, e Leonardo Pomeranchik, da General Motors, e o secretário será Ricardo Cardozo, da Iveco.
O novo Conselho de Administração, constituído em assembleia, traz os representantes: Zuppi, Martín Galdeano, da Ford, Takashi Fujisaki, da Honda, Raúl Barcesat, da Mercedes-Benz Caminhões, Ricardo Flammini, da Nissan, Daniel Herrero, da Prestige Auto, Pablo Sibilla, da Renault, Sebastián Figueroa, da Scania, e Gustavo Salinas, da Toyota.
Pérez Graziano enfatizou a importância de continuar trabalhando com toda a cadeia de valor e com o governo para garantir a sustentabilidade do setor a médio e longo prazo. E destacou avanços alcançados na simplificação das operações e no aumento da competitividade em um contexto de transformação global e maior concorrência no setor.
O novo presidente da Adefa é também presidente honorário da CCIFA, Câmara de Comércio e Indústria Franco-Argentina, vice-presidente do UIA, Sindicato Industrial Argentino, do UIPBA, Sindicato Industrial da Província de Buenos Aires, e da Eurochamber. Integra o Conselho de Administração da CAC, Câmara de Comércio Argentina, e do CICyP, Conselho Interamericano de Comércio e Produção.
São Paulo – O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, apresentará durante a COP 30, realizada em Belém, PA, soluções nacionais para a descarbonização da mobilidade, com destaque para o papel estratégico dos biocombustíveis e da tecnologia flex como diferenciais competitivos do País na transição energética global.
Com este propósito o instituto compartilhará estande com outras doze entidades: Abiove, Abiogás, Sindipeças, AEA, Anfavea, Aprobio, Bioenergia Brasil, MBCBrasil, SAE Brasil, Ubrabio, Unem e Unica.
Outro ponto de destaque do IQA na COP 30 é a parceria com a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que abrange tanto o desenvolvimento de normas e práticas recomendadas para veículos elétricos e híbridos quanto a capacitação de profissionais e a implementação de sistemas de gestão dedicados à sustentabilidade e ao ESG.
São Paulo – Os veículos leves usados ficaram 5,7% mais caros no acumulado de doze meses encerrados em outubro. No mês passado a inflação deste produto variou 0,35%, enquanto que em setembro havia avançado 0,3%. É o que aponta o IBV Auto, índice do Banco BV.
Os números do indicador sinalizam que este mercado continua aquecido mesmo diante da desaceleração gradual da economia e do recuo de preços dos automóveis novos, o que foi impulsionado pelo IPI Verde e o Programa Carro Sustentável.
As maiores contribuições para a alta do índice em outubro vieram de modelos como Fiat Palio, 1,26%, Volkswagen Gol, 0,97%, e Jeep Compass, 0,93%. As retrações foram vistas no Ford Fiesta, – 1,99%, no Chevrolet Onix Plus, – 0,79%, e no Volkswagen Fox, – 0,75%.
Conforme o IBV Auto os veículos elétricos de 2022 acumulam desvalorização de 44,7% até outubro, reflexo direto da queda nos preços dos modelos novos. Os híbridos lançados no mesmo ano registram retração de 20%, enquanto que os a combustão recuaram 13% em relação ao valor pago quando eram 0 KM.