Vendas de implementos rodoviários recuam 6% de janeiro a outubro

São Paulo – As vendas de implementos rodoviários somaram 125,3 mil unidades de janeiro a outubro, 6% abaixo do mesmo período do ano passado, 133,3 mil. Foi o que apontou balanço da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. O movimento acompanha a retração nas vendas de caminhões: segundo dados da Fenabrave o volume comercializado nos dez meses, 92,3 mil unidades, está 8% aquém do acumulado de 2024, 100,4 mil produtos.

“Os dois setores de mercado, implementos rodoviários e caminhões, são motores importantes do desenvolvimento econômico brasileiro e refletem diretamente o andamento dos negócios no País”, apontou José Carlos Sprícigo, presidente da Anfir. “É preciso que os valores arrecadados em impostos sejam investidos em infraestrutura necessária, em um País onde a economia gira sobre rodas.”

Na análise por segmentos o volume de reboques e semirreboques registrado em outubro superou a média anual: 6,4 mil vendas — a média do ano é 6 mil produtos. No acumulado do ano, no entanto, o setor pesado acumula perda de 19,9%, com 60,1 mil implementos.

O ramo de carroceria sobre chassis comercializou, em outubro, 7,5 mil produtos, superando em 1 mil unidades a média anual, 6,5 mil equipamentos. De janeiro a outubro o segmento leve apresenta alta de 12%, com 65,2 mil implementos.

Miler Luglio Bochi assume engenharia e soluções sustentáveis da Cantu

São Paulo – A Cantu anunciou Miler Luglio Bochi como seu novo diretor de soluções sustentáveis e engenharia de produção. O executivo chega ao cargo com a missão de integrar tecnologia, pessoas e processos para buscar a sustentabilidade e a excelência operacional. 

Bochi tem mais de vinte anos de experiência no segmento de pneus e já trabalhou em grandes empresas, como Bridgestone. Seu dia a dia na Cantu será focado em modernizar processos produtivos e implementar práticas mais sustentáveis, que sejam referências ambientais.

Alfredo Santana é o novo diretor de relações institucionais da Volvo 

São Paulo – Alfredo Santana é o novo diretor de relações institucionais da Volvo nas áreas de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores e serviços financeiros. O diretor jurídico do Grupo Volvo América Latina, acumulará as funções. 

Santana substituirá a Alexandre Parker, que encerrará seu ciclo profissional na Volvo em fevereiro após 38 anos. Parker participou de processos como engenharia de ônibus e caminhões, suporte a encarroçadores, serviços e coordenação de projetos. Liderou áreas como legislação e homologação e responsabilidade corporativa, finalizando como diretor de assuntos corporativos.

Há onze anos na empresa Santana tem larga vivência à frente de áreas jurídicas e de relações institucionais. Trabalhou em empresas como Sony Brasil, Moto Honda da Amazônia e Umicore Brasil. Ele também ocupará uma das cadeiras de vice-presidente da Anfavea, como principal liderança Volvo junto à entidade – hoje representada por Parker.

Graduado em direito pela Universidade Guarulhos é especializado em direito da economia e da empresa pela FGV e em gestão estratégica de negócios pelo Ibmec. Também porta a graduação em filosofia.

Frederic Stik será o novo diretor da BMW Motorrad América Latina em 2026

São Paulo – Frederic Stik será o novo diretor da BMW Motorrad na América Latina a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito por Kevin Philips, diretor para a região Américas: até o fim do ano o executivo seguirá no seu cargo atual, que é de diretor da BMW Motorrad na Europa.

Stik ingressou no Grupo BMW em 2003 como diretor de vendas especiais e veículos usados e passou por outros cargos até 2015, quando foi para a divisão de motocicletas, na qual assumiu posições importantes como diretor geral da BMW Motorrad França.

Ford Maverick híbrida retorna por R$ 240 mil 

São Paulo – As concessionárias Ford iniciaram, na segunda-feira, 10, as vendas da Ford Maverick em sua motorização híbrida, por R$ 239,9 mil, mesmo valor da Tremor, topo de linha do portfólio a combustão. No mercado brasileiro desde 2023 a picape a gasolina ganhou sua primeira reestilização no segundo trimestre, que agora chega também à versão híbrida.

De acordo com Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul, nos três meses seguintes ao lançamento foi registrado crescimento de 200% no volume comercializado da Maverick. Considerando somente as vendas de picapes intermediárias a gasolina, de julho a setembro, os emplacamentos do modelo estão acima da Ram Rampage, uma de suas concorrentes diretas, destacou.

Meses depois de ser anunciada na Argentina a atualização híbrida chega ao Brasil, ampliando a família composta pela Lariat Black e Tremor. Sobre a expectativa de vendas Bueno limitou-se a dizer que a marca está “confiante em atrair público e oferecer experiência interessante ao usuário”.

Motor a combustão 2.5 une-se a motor elétrico

O novo modelo traz atualizações no conjunto híbrido, agora “mais refinado”, segundo Ariane Campos, supervisora de engenharia da Ford América do Sul. O motor a combustão 2.5 trabalha combinado com um novo motor elétrico e com o conjunto da transmissão eCVT, que teve na calibração uma das principais mudanças.

“O novo motor elétrico tem mais 35% de oferta de torque por causa dessas mudanças de componentes e tem relação de diferencial mais curta, o que significa que a roda gira menos e o veículo ganha maior agilidade em relação às arrancadas.”

Quanto à bateria de tração a tecnologia de composição química do LFP tem arrefecimento líquido, o que faz com que não haja perdas no envio de energia aos motores. Com 27 kg ela consegue armazenar energia sem que tome muito espaço no assoalho.

O resultado é autonomia de mais de 800 quilômetros com tanque de 52 litros de gasolina. O consumo na cidade é de 15,4 km/l, na estrada, 13,5 km/l e, combinado, 14,5 km/l: “A tecnologia de regeneração de energia é ativada a partir do momento em que o condutor tira o pé do acelerador, quando é devolvida a energia cinética à bateria, o que contribui para autonomia expressiva, a melhor do segmento”.

Destaque também para o instrutor de veículo elétrico, que dispõe no painel, de forma lúdica, os modos de condução: além do já conhecido eco para economizar combustível o escorregadio, para pista molhada, o esportivo, para melhorar ultrapassagens em estradas, e o rebocar, para transportar carga útil pesada. 

Neste quesito, há ainda assistente de reboque de trailer, que auxilia nas manobras, também presente na versão Tremor e na picape F-150.

Tração AWD agrega segurança

O novo sistema de tração AWD deixa a picape mais segura em curvas, segundo Campos. A Maverick vem ainda com câmara de 360 graus com sensores de estacionamento e pacote ADAS com sistema de frenagem pós-colisão, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista, assistente de manutenção e centralização de faixa e controle automático em descidas, além de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.

O veículo vem com capota marítima de série, rodas de 19 polegadas e maior versatilidade de uso para a caçamba, com 943 litros e capacidade de carga de 584 kg, que pode ser aumentada a partir de extensor: “Para atender a este público moderno trouxemos mudanças no exterior que refletem não só na experiência de dirigibilidade como na eficiência energética e na autonomia como a aerodinâmica aprimorada com nova grade e novo parachoque”.

Embora a Maverick esteja mais pesada por causa da capota marítima, da tração AWD e do teto solar, exatamente 129 kg, a executiva assegurou que estes acréscimos não impactaram o desempenho.

Argentina: crise política breca crescimento no vizinho.

Uma semana após a publicação desta edição da revista AutoData tudo pode mudar na Argentina. As eleições legislativas de meio de mandato presidencial, programadas para 27 de outubro, podem transformar o cenário político e mudar a política econômica do presidente Javier Milei. Especula-se uma revisão no sistema de câmbio, cuja flutuação e disparidade com a realidade influenciou aumento da taxa de juros. Somados à suposta fragilidade política de Milei o caldeirão argentino aumenta a pressão a cada dia e as incertezas só aumentam. Por causa deste cenário conturbado a indústria automotivo fica tecnicamente paralisada em seu planejamento futuro, o que afeta diretamente o setor no Brasil, que tem no mercado vizinho o seu maior cliente externo de veículos e autopeças.

Tudo pode acontecer, inclusive nada, de acordo com Andrés Civetta, especialista da Abeceb, principal consultoria especializada em economia e indústria automotiva da Argentina: “A volatilidade é muito grande em todos os sentidos e o caminho só estará claro após as eleições de outubro”.

Esse roteiro não é novo na política argentina: dependendo da composição da Câmara Legislativa as dificuldades para o executivo realizar as reformas aumentam. E no caso de Milei, com as denúncias de corrupção na sua equipe e do seu principal candidato a deputado federal, que renunciou, a já minoria no Congresso tende a diminuir, dificultando ainda mais a continuidade da sua política econômica e, quem sabe, até do seu próprio mandato, a depender dos desmembramentos das investigações em curso.

ALARMES LIGADOS

Esta reportagem foi publicada na edição 426 da revista AutoData, de Outubro de 2025. Para ler ela completa clique aqui.

Foto: Pexels Freestock

Mercedes-Benz lança edição especial do Actros pelos seus 15 anos

São Paulo – Em celebração aos 15 anos de lançamento do Actros no mercado brasileiro a Mercedes-Benz passou a oferecer uma versão, limitada a quinze unidades, do Actros Evolution Série Especial 15 Anos. Já disponíveis os cavalos-mecânicos têm design exclusivo, na cor cinza, com adesivagem especial e identificação do nome na traseira da cabina.

São dez unidades do Evolution 2553 LS 6×2 e cinco do Evolution 2563 S 6×4, com o motor OM 471 de 530 cv.

Rodrigo Graziano é eleito presidente da Adefa 

São Paulo – A Adefa, Associação das Indústrias Automotivas, tem um novo presidente: Rodrigo Pérez Graziano, presidente da Peugeot Citroën Argentina e diretor de assuntos públicos da Stellantis na Argentina, Chile, Uruguai, Região Andina e América Central.

O executivo, que sucede a Martín Zuppi, também da Stellantis, foi eleito para o biênio 2025/2026. Os vice-presidentes desta gestão serão Marcellus Puig, da Volkswagen, e Leonardo Pomeranchik, da General Motors, e o secretário será Ricardo Cardozo, da Iveco.

O novo Conselho de Administração, constituído em assembleia, traz os representantes: Zuppi, Martín Galdeano, da Ford, Takashi Fujisaki, da Honda, Raúl Barcesat, da Mercedes-Benz Caminhões, Ricardo Flammini, da Nissan, Daniel Herrero, da Prestige Auto, Pablo Sibilla, da Renault, Sebastián Figueroa, da Scania, e Gustavo Salinas, da Toyota.

Pérez Graziano enfatizou a importância de continuar trabalhando com toda a cadeia de valor e com o governo para garantir a sustentabilidade do setor a médio e longo prazo. E destacou avanços alcançados na simplificação das operações e no aumento da competitividade em um contexto de transformação global e maior concorrência no setor.

O novo presidente da Adefa é também presidente honorário da CCIFA, Câmara de Comércio e Indústria Franco-Argentina, vice-presidente do UIA, Sindicato Industrial Argentino, do UIPBA, Sindicato Industrial da Província de Buenos Aires, e da Eurochamber. Integra o Conselho de Administração da CAC, Câmara de Comércio Argentina, e do CICyP, Conselho Interamericano de Comércio e Produção.

IQA compartilha estande com outras entidades na COP 30

São Paulo – O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, apresentará durante a COP 30, realizada em Belém, PA, soluções nacionais para a descarbonização da mobilidade, com destaque para o papel estratégico dos biocombustíveis e da tecnologia flex como diferenciais competitivos do País na transição energética global.

Com este propósito o instituto compartilhará estande com outras doze entidades: Abiove, Abiogás, Sindipeças, AEA, Anfavea, Aprobio, Bioenergia Brasil, MBCBrasil, SAE Brasil, Ubrabio, Unem e Unica.

Outro ponto de destaque do IQA na COP 30 é a parceria com a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que abrange tanto o desenvolvimento de normas e práticas recomendadas para veículos elétricos e híbridos quanto a capacitação de profissionais e a implementação de sistemas de gestão dedicados à sustentabilidade e ao ESG.

Carros usados ficam 6% mais caros em um ano

São Paulo – Os veículos leves usados ficaram 5,7% mais caros no acumulado de doze meses encerrados em outubro. No mês passado a inflação deste produto variou 0,35%, enquanto que em setembro havia avançado 0,3%. É o que aponta o IBV Auto, índice do Banco BV. 

Os números do indicador sinalizam que este mercado continua aquecido mesmo diante da desaceleração gradual da economia e do recuo de preços dos automóveis novos, o que foi impulsionado pelo IPI Verde e o Programa Carro Sustentável.

As maiores contribuições para a alta do índice em outubro vieram de modelos como Fiat Palio, 1,26%, Volkswagen Gol, 0,97%, e Jeep Compass, 0,93%. As retrações foram vistas no Ford Fiesta, – 1,99%, no Chevrolet Onix Plus, – 0,79%, e no Volkswagen Fox, – 0,75%.

Conforme o IBV Auto os veículos elétricos de 2022 acumulam desvalorização de 44,7% até outubro, reflexo direto da queda nos preços dos modelos novos. Os híbridos lançados no mesmo ano registram retração de 20%, enquanto que os a combustão recuaram 13% em relação ao valor pago quando eram 0 KM.