Governo do Paraná reduz em 45% o IPVA a partir de 2026  

São Paulo – O governo do Paraná anunciou na quarta-feira, 20, a redução de 45% na alíquota do IPVA 2026, de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal do veículo. Com isto o imposto passará a ser o menor do País. É esperado que o projeto de lei beneficie 3,4 milhões de proprietários de veículos no Estado.

A frota tributada do Paraná é de 4,1 milhões de veículos, sendo que 3,4 milhões deles serão beneficiados com a redução – ou seja, quase 83% do total. Fazem parte deste grupo automóveis, motocicletas acima de 170 cm3 de cilindrada, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.

A medida não altera a alíquota de veículos com valores diferenciados. Ou seja: ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular seguem tributados em 1%.

Para equilibrar a redução da alíquota o governo do Paraná elevará a multa por atraso do pagamento do imposto, que passará de 10% para 20%. A regra de cobrança de juros de mora e multa diária, de 0,33% ao dia, acrescida de juros da taxa Selic, será mantida, com a multa fixa de 20% sendo aplicada após trinta dias de atraso.

O Estado espera também aumentar a repatriação de veículos que hoje são emplacados em outras localidades, como no vizinho Estado de Santa Catarina, em que a alíquota é de 2%. Com isto o tamanho da frota tributada no Paraná deve aumentar, elevando, consequentemente, a arrecadação.

Lecar formaliza interesse pela fábrica da Caoa Chery em Jacareí

São Paulo – Após informar que pretende iniciar a produção de seus modelos em Sooretama, ES, a Lecar anuncia agora que protocolou, junto à Prefeitura de Jacareí, SP, manifestação oficial de interesse pela unidade fabril da Caoa Chery, desativada há mais de três anos, caso seja confirmada sua desapropriação.

De acordo com a empresa a fábrica da Caoa Chery complementará o projeto industrial já em andamento em Sooretama, onde é prevista, a partir de agosto de 2026, a produção dos modelos Lecar 459 híbrido flex, da picape Campo híbrida flex e do Lecar Tático. 

Em nota a empresa afirmou que “o uso integrado das duas plantas reforça o compromisso da marca com um cronograma industrial sólido e nacionalmente estruturado”.

A Lecar entregou documento ao prefeito de Jacareí, Celso Florêncio, em 7 de agosto, em que “expressa a disposição da empresa em transformar a planta em polo de produção de veículos sustentáveis, com centro de P&D, atração de fornecedores e geração de empregos”.

Com este protocolo a Lecar torna-se a primeira empresa a oficializar interesse na utilização da unidade. Para o CEO da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, a operação da fábrica de Jacareí será um passo estratégico para produzir veículos modernos, acessíveis e de baixo impacto ambiental.

Segundo Assis a unidade, projetada para modelos semelhantes em porte e peso aos da Lecar, permitirá o aproveitamento das linhas de montagem existentes e acelerar o início da produção.

Outra possível interessada em Jacareí é a Omoda Jaceoo, que integra o Grupo Chery e tem planos de iniciar a produção no Brasil no curto prazo.

Caio exporta ônibus preparados para eletrificação para o Chile

São Paulo – A Caio exportou para o Chile onze unidades do ônibus Apache Vip. As unidades foram compradas pela Link Service, responsável pelas operações de transporte de trabalhadores da mina El Teniente, em Rancagua. Encarroçado sobre chassi Mercedes-Benz O-500 M o modelo é preparado para a eletrificação. 

Após a produção, em Botucatu, SP, os ônibus são embarcados para a Reborn Electric Motors, na mesma cidade onde está localizada a mina, para que seja instalado o sistema de eletrificação por baterias e, posteriormente, entregue à Link Service.

Com capacidade para transportar 44 passageiros sentados, que acessam o ônibus por meio de porta pantográfica, os veículos contam com estrutura e revestimento em aço inox e recebem tratamento especial de vedação e anticorrosão, adequado a áreas com clima severo, como alta salinidade, umidade e variações de temperatura.

BYD estabelece meta de localizar 50% de partes e peças até 2027

São Paulo – A fornecedores a BYD anunciou que traçou como meta alcançar mais de 50% de nacionalização de peças e componentes até 2027. A companhia, que participou de reunião online com associados do Sindipeças e Abipeças, está em busca de fornecedores brasileiros para estabelecer cadeia local de suprimentos para a fábrica de Camaçari, BA, onde está prestes a iniciar operação de montagem em SKD na antiga unidade Ford.

São centenas de demandas diretas e indiretas, apresentadas na reunião em que participaram Alexandre Baldy, vice-presidente sênior, e Tyler Li, presidente da BYD Brasil. São componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias, informou a empresa em nota, e prometeu oferecer aos associados do Sindipeças a lista completa de peças em breve.

Estes fornecedores poderão receber incentivos fiscais do Estado da Bahia, segundo a empresa, que tem como objetivo impulsionar a cadeia produtiva e fortalecer a indústria baiana. A BYD colocou-se à disposição dos fornecedores para facilitar os contatos com o governo para incrementar as políticas tributárias.

Em recente entrevista Baldy afirmou que existe um cronograma, acertado com o governo da Bahia, de obrigatoriedade de índice de nacionalização na operação. Não entrou em pormenores, porém. A BYD solicitava três anos de desconto na importação de kits CKD e SKD, pedido que gerou uma disputa com a Anfavea, e o governo concedeu apenas seis meses de alíquota zerada.

A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha à fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada como fornecedora da BYD.

Renault Kardian cumpre sua missão principal e chega à linha 2026

São Paulo – Pouco menos de dezoito meses após o lançamento no mercado brasileiro a Renault promoveu leves modificações no SUV Kardian, considerado fundamental para seus negócios locais. Neste período foram produzidas cerca de 50 mil unidades, das quais 17 mil foram exportadas.

Para Aldo Costa, diretor de marketing da Renault do Brasil, apesar do volume baixo, o SUV vem cumprindo sua principal meta: a mudança da percepção do cliente. Segundo ele pesquisas indicam que design e tecnologia são alguns dos quesitos que os consumidores passaram a identificar na marca:

“Sem dúvida esta foi a maior conquista: identificar a Renault como uma marca de mais valor. O Kardian vem cumprindo com seu objetivo número 1”.

Fotos: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault.

O volume baixo de venda – até julho foram 11,6 mil unidades emplacadas – são justificados pela mudança da postura da Renault após a introdução do plano Renaulution, no qual passou a priorizar a rentabilidade sobre o volume: “Estamos recusando venda para locadoras, por exemplo, que são um canal de volume elevado. Outro fator é que ele não tem motor 1.0 aspirado, o que reduz o alcance no mercado”.

Mudanças para a linha 2026

De toda forma, segundo Costa, as vendas estão “dentro da expectativa” da Renault. Tanto que pouco mudou da linha de estreia, em 2025, para o modelo 2026, que começa a chegar às concessionárias.

Uma nova cor foi introduzida, a azul iron, já presente em outros modelos Renault. Ela pode ser combinada com o teto bitom, em cinza ou preta, outra novidade.

A multimídia e o quadro de instrumentos passam a ser de 10 polegadas em algumas das versões, o que amplia a visão digital do motorista. Outra grande mudança foi a instalação de uma câmara frontal próxima ao para-brisa, que substitui os sensores – e, segundo o gerente da marca André Lima, melhorou a qualidade dos sistemas ADAS.

Os preços “subiram um pouquinho”, de acordo com Lima. Veja:

Authentic AT – R$ 119 mil 990
Evolution MT – R$ 113 mil 690
Evolution AT – R$ 124 mil 690
Techno – R$  139 mil 290
Iconic – R$ 149 mil 990

Volkswagen inaugura nova unidade do Senai na fábrica Anchieta

São Paulo – A Volkswagen inaugurou na segunda-feira, 18, o novo Senai na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP. Existente há 52 anos, mais de 7 mil alunos já se formaram e, hoje, cerca de 120 estudam ali.

Pensando em como preparar potenciais colaboradores para o futuro em transformação, com hibridização, eletrificação e novas tecnologias, o Senai Volkswagen está se atualizando e uma das novidades é a formação de técnico em mecatrônica com especialização em veículos elétricos.

Hoje são oferecidas duas formações, sendo que o programa de dois anos inclui cursos de aprendizagem industrial, com diploma de operador de processos de manufatura automotiva, no primeiro ano, e de técnico em mecatrônic no segundo. Além das aulas com foco em inovação e tecnologi os alunos desenvolvem projetos para aprimoramento de processos industriais. 

O centro de formação profissional tem instalações modernas e laboratórios de automação, de projetos mecatrônicos e de tecnologia automotiva, incluindo equipamentos avançados de IoT, internet das coisas dedicada à comunicação e troca de dados de manufatura, impressora 3D e simuladores de produção. Conta também com oficinas de aprendizagem automotiva, metal-mecânica e de eletroeletrônica & automação.

A parceria oficial da Volkswagen com o Senai, com a escola dentro da unidade Anchieta, teve início em 1973, mas a empresa já oferecia outros programas de qualificação profissional desde a inauguração da fábrica, em 1959. Desde 1992 a companhia começou a contratar aprendizes mulheres e, hoje, quase 50% dos alunos são do gênero feminino. 

AutoData promove workshop em parceria com a Mirow

São Paulo – AutoData, principal empresa de informação jornalística especializada no setor automotivo, reconhecida também por organizar congressos, seminários e workshops dedicados a analisar cenários, tendências e perspectivas do setor, dá um passo além na prestação de serviços e, pela primeira vez, apresenta um modelo de evento que unirá treinamento e consultoria, direcionado a C-Levels de empresas de pequeno e médio porte.

O 1º Workshop de Planejamento e Estratégia Empresarial, realizado em parceria com a Mirow & Co., uma das mais tradicionais consultorias brasileiras dedicadas ao setor automotivo, será realizado em 7 de outubro, em São Paulo, reunindo presencialmente cerca de cem executivos. O objetivo do encontro é oferecer conteúdo prático e estratégico para apoiar as empresas na adaptação às mudanças do setor, como novas tecnologias, alterações no comportamento de compra e mudanças regulatórias.

“Vivemos um momento de intensa transição no setor, e as empresas precisam rever seu planejamento, investimentos e estratégias. O workshop foi criado para ajudá-las a tomar decisões com mais segurança e assertividade”, contou Márcio Stefani, diretor de AutoData e idealizador do evento.

A Mirow será responsável pelo conteúdo técnico. Segundo seu diretor, Michael Münch, “o planejamento estratégico deve estar sempre um passo à frente, com um plano macro que oriente a empresa. Neste workshop vamos diferenciar planejamento estratégico de planejamento financeiro, mostrando como ambos se complementam para a tomada de decisões”.

A programação contará com palestras e painéis de alto nível, incluindo a apresentação de Nils Tarnow, PhD em engenharia mecânica e mestre em matemática, e um painel com Philipp Schiemer e Roberto Leoncini, ex-presidente e ex-vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil, além de dinâmicas de grupo focadas em planejamento estratégico.

“Estamos empolgados em criar essa nova frente de relacionamento, que transforma informação em conhecimento de forma prática, contribuindo para o fortalecimento da cadeia automotiva brasileira”, afirmouMárcio Stefani.

O valor da inscrição para participar do workshop será de R$ 2,5 mil, com 20% de desconto para inscrições realizadas até 5 de setembro, ou R$ 2 mil até esta data. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seminarios@autodata.com.br ou pelo telefone 11 93372 1801.

Fábrica da Stellantis em Goiana chega a 2 milhões de veículos produzidos

São Paulo – A Stellantis atingiu a marca de 2 milhões de veículos produzidos na fábrica de Goiana, PE, desde a sua inauguração, em 2015, que começou com a produção com o Jeep Renegade. O veículo que registrou este recorde foi a picape Ram Rampage, que é produzida na unidade desde 2023.

A maior parte do volume produzido nos últimos dez anos foi vendida no mercado nacional, com a exportação de 250 mil unidades. Atualmente, junto com a Rampage e o Renegade, a unidade também produz a Fiat Toro, o Jeep Compass e o Jeep Commander, contando com 38 fornecedores locais e gerando 14,7 mil empregos diretos.

Citroën Basalt ganhará versão especial Dark Edition

São Paulo – A Citroën anunciou uma versão especial para o SUV Basalt, a Dark Edition. Os pormenores serão revelados em setembro, quando a novidade será apresentada junto com as versões XTR para os modelos C3 e C3 Aircross.

O Basalt, lançado no ano passado, é o Citroën mais vendido em 2025, somando 11,6 mil unidades de janeiro a julho.

Venda de veículos cresce pelo quinto mês seguido no Chile

São Paulo – O mercado chileno de veículos leves registrou, em julho, seu quinto mês seguido de crescimento, de acordo com dados divulgados pela Anac, Associação Nacional Automotriz do Chile. No mês passado foram comercializadas 26,9 mil unidades, avanço de 7,3% na comparação com igual período do ano passado e alta de 10,7% com relação a junho.

No acumulado do ano as vendas somaram 172,5 mil veículos, incremento de 3% sobre iguais meses do ano passado e em linha com a projeção da entidade para o ano que é de alta de 2,5%.

De janeiro a julho a Toyota liderou o mercado com 13,5 mil unidades, seguida pela Suzuki, com 12,9 mil. Em terceiro lugar ficou a Hyundai, com 11,3 mil.

Caminhões e Ônibus

As vendas de caminhões somaram 1 mil unidades em julho, leve recuo de 0,1% na comparação com idêntico mês do ano passado e alta de 6,2% com relação a junho. No acumulado do ano o segmento somou 7,1 mil vendas, volume 6,9% maior do que o vendido em iguais meses de 2024.

Já os ônibus somaram 360 vendas, forte expansão de 275% sobre julho do ano passado e queda de 25% na comparação com junho, que foi o melhor mês de vendas do ano até agora. De janeiro a julho as vendas somaram 1,7 mil unidades, incremento de 59,1% sobre iguais meses do ano passado.