Com cinco plantas industriais entre São Paulo e Minas Gerais, a empresa fornece revestimentos internos como carpetes, porta malas, tetos isoladores acústicos, revestimentos de portas, coverings e diversos outros componentes para as principais montadoras do país.
Em 2018, as engenharias de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Trambusti criaram o CTE® (Compósitos Termo Estruturais), que substitui tradicionais polímeros para peças injetadas (PP/ABS), Juta e Woodstock. Esse produto ficou conhecido com CTE®1, sendo usado em diversas aplicações no interior dos automóveis, como laterais de portas, peças com acabamentos de tecido, vinil, carpetes, TNT, couro etc. Várias peças da Fiat Toro e do Fiat Fastback já são produzidas a partir do CTE®1.
Feito a partir de um mix de espuma, derivados químicos e fyberglass, ele é um composto até 60% mais leve e possui rigidez variável de acordo com a necessidade da peça. É mais durável, tem maior resistência térmica e acústica que outros polímeros e resolve problemas de arranhões, manchas e sujeiras. Por ser totalmente reciclável, ele deu origem à grande novidade da Formtap, patenteada em 2020: o CTE2®, de segunda geração, que aproveita as aparas e refugos de produção da geração anterior!
Elaborado, portanto, com as sobras do CTE® 1 mais feltros (igualmente reciclados) e fibras bicomponentes, o CTE2® traz redução de 2.000 toneladas/ano de resíduos que seriam destinados a aterros industriais. Além disso, são mais 2.450 toneladas de CO² evitadas pela introdução dessa tecnologia.
Por não ser higroscópico (não absorve água), composto apenas de fibras sintéticas e materiais reciclados – sem ter PP na composição –, a nova tecnologia da Formtap não está sujeita à ação de intempéries, como deformações por calor e umidade, mantendo sua condição original de fabricação. Por sua composição conter mais de 50% de material reciclado, a redução de peso pode chegar a 25% (comparado com feltro fenólico), além da própria redução de custos.
A tecnologia de compósito com CTE2® permite designs versáteis e flexíveis, adaptáveis a diferentes formas e necessidades de engenharia, possibilitando inovações de design e soluções customizadas para uma variedade de aplicações, sendo produzido em uma única operação de moldagem (one-shot), trazendo melhor aderência do acabamento superficial.
A atual aplicação do CTE2® já acontece nos revestimentos internos da linha de caminhões VW MAN Delivery e e-Delivery, podendo ser facilmente utilizada em outros tipos de veículos, como carros de passeio ou comerciais leves.
“O CTE2® amplia nosso diferencial competitivo, visto que é um produto com todas as características técnicas adequadas ao uso a qualquer tipo de veículo. A rastreabilidade comprova a redução nas emissões de carbono na produção, sendo a nossa cereja do bolo”, explica Wilian Siolla, gerente de desenvolvimento técnico da Formtap.
E há mais novidades vindas da Formtap: o CTE Paper®. Criado para ser uma alternativa ao honeycomb (colmeias de papel + poliuretano utilizadas em estruturas de componentes internos como load floor), o CTE Paper® constitui-se de uma colmeia de papel + camadas inferior e superior com o CTE®1, sem adição de poliuretano, o que permite a sua reciclagem. Leve e ultra resistente, esse tipo de compósito oferece excelente relação entre a força estrutural e o peso do material, tornando-o ideal para aplicações em pisos que exigem alta resistência com peso mínimo.
“Além disso, o R&D Formtap já prepara o lançamento de nova tecnologia de interiores automotivos que será apresentada ao mercado em 2024, o CTE® Soft Touch, que trará novamente importante redução de peso e de custos em preços peças e ferramentais ao mercado automotivo global”, salienta Cleberson Miranda , diretor de R&D do Grupo Trambusti.