A Continental Parafusos já produzia e vendia parafusos e sistemas de fixação para sistemistas e montadoras desde 1974. Ao atravessar o período de crise do início da década de 90, a empresa tomou uma decisão incomum para a época: buscar parcerias na Ásia. Algo dizia, no entanto, que esse passo seria estratégico para definir o rumo e o desenvolvimento da companhia nas décadas seguintes.
E foi.
A empresa passou a visitar e desenvolver fornecedores e tecnologias em Taiwan, que é considerado o berço mundial da manufatura de fixadores, como parafusos, porcas, rebites e peças especiais conformadas a frio em alta velocidade a partir de fios metálicos. De imediato, houve uma grande mudança decorrente dessa decisão, com um consequente salto de qualidade e evolução tecnológica dos componentes aqui produzidos, em razão desse acesso a novos materiais e da construção de parcerias.
Deu tão certo que, alguns anos depois, a empresa decidiu que era hora de formalizar sua presença na Ásia e abrir uma filial, vislumbrando a possibilidade de prospectar novos fornecedores de insumos inerentes a fabricação de fixadores.
O diretor presidente da Continental Parafusos, que está à frente da empresa desde 1990 e pertence à terceira geração da família no comando da companhia, conta como foi essa etapa. “Intensificamos tanto os desenvolvimentos que, primeiramente em 2007, abrimos uma filial na China, que ficou ativa por somente três anos. Resolvemos então nos instalar definitivamente e abrimos uma filial estatutária em Taiwan, atuando em todos os tipos de desenvolvimentos, como máquinas, matéria-prima, ferramentas e componentes especiais. Essa filial facilita a discussão de projetos com fornecedores, alinhando rapidamente expectativas, necessidades e requisitos dos clientes finais”, conta.
Com uma equipe treinada e totalmente integrada com a matriz no Brasil, qualificação ISO e sistema SAP operando também em Taiwan, a Continental Parafusos S.A. otimiza sua capacidade de serviço e aprimora a conexão e a colaboração em tempo real com as cadeias de suprimentos de Taiwan, China, Coréia do Sul, Europa e América do Norte.
O resultado tem sido previsível: certificações VDA 6.3 da Volkswagen, Best One Supplier da Stellantis, BIQS-5 da General Motors, entre outras. Mais do que um fornecedor de fixadores industriais, a Continental Parafusos também atua como um F.S.P. (Full Service Provider, um fornecedor logístico de componentes “C” da curva ABC, entre outros desenvolvimentos customizados cliente a cliente).
A atual estrutura desenvolvida permite com que a empresa cresça em diversos flancos, com governança, rastreabilidade e qualidade total, buscando em todas as oportunidades agregar valor para os clientes. A Continental Parafusos S.A. possui um robusto sistema de gestão da qualidade e meio ambiente em conformidade com as principais certificações como IATF 16949, ISO 9001 e ISO 14001, além do CQI-9 para as linhas internas de tratamento térmico.
A base de governança reflete as melhores práticas através de parceiros como SAP, Rimini Street, Ernst & Young, Deloitte, KPMG, ADP, Account Assessores, entre outros, o que mostra competência e traz segurança para todas as partes envolvidas.
E, baseada nesses atributos, a empresa se prepara fortemente para o próximo ciclo da indústria automobilística brasileira, quando virão os modelos eletrificados. Embora a Continental Parafusos acredite nas oportunidades oriundas do etanol, em virtude da viabilidade econômica e social que representa para o Brasil, ela acompanha de perto os novos planos de desenvolvimento dos modelos eletrificados, oferecendo-se como referência para o desenvolvimento de novos projetos de fixação desses futuros modelos, trazendo segurança em aplicações críticas e criando novos conceitos de fixação com a excelência de sempre. “Estamos prontos para isso”, garante Fernando Martins.