Gigante mundial no fornecimento de tintas e revestimentos, PPG reforça portfólio global com novas tecnologias para produção de carros híbridos e elétricos
Muito se tem falado a respeito da futura produção de modelos eletrificados pela indústria automobilística brasileira. A julgar pelos aportes anunciados nos últimos meses que ultrapassam os R$ 100 bilhões, muitos desses recursos deverão ser direcionados à produção de novos modelos híbridos e elétricos. Nessa nova era, uma das preocupações mais legítimas das montadoras está na expertise para essa produção local. Nosso atual parque industrial estará pronto para alimentar as futuras demandas da produção de veículos eletrificados?
No que depender da PPG, a resposta é sim. E pronta, inclusive, desde já.
“Temos em nosso portfólio global duas tecnologias especialmente desenvolvidas para os EV´s, que podem ser introduzidas nas linhas de montagem locais imediatamente”, anuncia o diretor de Revestimentos Automotivos OEM para a América do Sul e Região Andina, Marcelo Zanete. Não é para menos.
Essa gigante norte-americana (faturamento de US$ 18,2 bilhões em 2023), fundada em 1883, em Pittsburgh, espalha-se atualmente por 75 países, inclusive o Brasil, onde desembarcou há pouco mais de meio século. Produz tintas, revestimentos e materiais especiais para diversos segmentos da indústria, como automotivo OEM, repintura automotiva, industrial, arquitetônico, embalagens, óleo e gás, energia, mineração, aeroespacial e pavimentos. “Somos a única empresa capaz de oferecer um portfólio completo de tintas, vernizes e adesivos & selantes, além de soluções personalizadas para os clientes”, destaca Zanete.
Com quatro plantas industriais instaladas no Brasil, duas delas produzem revestimentos para todas as montadoras de veículos. Essa fatia também é significativa no mercado de autopeças, em crescimento exponencial no cenário nacional. “Temos orgulho das inúmeras parcerias construídas ao longo destes 50 anos de PPG no Brasil. Nesse sentido, parabenizamos a Renault que comemorou 25 anos de produção no país, onde estamos presentes desde o início da operação, bem como pelo lançamento do Renault Kardian”, comenta o executivo.
Vanguarda tecnológica Na busca incessante por introduzir processos compactos e tecnologias sustentáveis, onde se destacam a economia de água e a redução de energia nos processos de pintura, a PPG adiantou-se às demandas do segmento de produção de veículos eletrificados e se preparou desde já.
Um desses produtos inovadores é o PPG CORACHAR™ SE 4000, que consiste em revestimentos funcionais para baterias de carros eletrificados, com objetivo de melhorar a segurança e o gerenciamento térmico desses equipamentos. Sem solventes em sua composição, funcionam como escudo térmico para o substrato da bateria. Trata-se de um material intumescente, que se expande em caso de extremo calor, fornecendo uma camada isolante e protetora. “O processo é feito por spray, criando um filme de 0,6 mm de espessura, o que já é suficiente para suportar 1.200°C por mais de 30 minutos, mantendo a temperatura interna da bateria abaixo de 400°C”, garante o diretor da PPG.
Já o PPG EnviroPrime® EPIC300 deriva de uma liderança global em tecnologia de eletrodeposição na pintura, com mais de 750 milhões de veículos produzidos nos últimos 60 anos. A inovação atende as novas necessidades das plataformas dos carros eletrificados ou mesmo na produção atual de veículos. Vale destacar que o PPG EnviroPrime® EPIC300 pode ser utilizado nos processos atuais de eletrodeposição, sem alterações significativas nas instalações. Outros destaques são a possibilidade de redução de espessura da camada devido ao poder de penetração, incremento da velocidade de linha e ou redução de temperatura da estufa, permitindo redução da emissão de CO2.
“Inovação e sustentabilidade sempre andam juntas no mercado automotivo e este também é o foco da PPG”, conclui Zanete pois o futuro já começou.